Fabricantes apostam em ovos menores nesta Páscoa

Leia em 2min

Em tempos de crise na economia, nesta Páscoa os amantes de chocolate terão a opção de comprar ovos menores comparados aos vendidos no ano passado. A estratégia do setor é para encorajar o consumidor a levar para casa, ao menos, alguns ovinhos – já que os preços assustam: subiram, em média, 20% desde 2015.

Segundo Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), os fabricantes procuraram fazer o que estava ao alcance – a mesma coisa que consumidores fazem em casa: mais com menos.

“Ou seja, produzir com mais produtividade, diminuir o tamanho das formas, procurar produzir com menos tempo, diminuir o tamanho das embalagens e também dos ovos. Tudo isso foi feito para ter um custo menor e até mesmo reduzir as margens para que isso possibilite a venda”, explica o vice-presidente.

Cada empresa tem sua estratégia. Porém, a redução nos tamanhos foi adotada por algumas marcas para atrair o consumidor. A ideia é garantir a venda dos ovos de Páscoa, que se tornaram um presente especial na data católica.

Saldo

A Páscoa de 2015 foi responsável pelo acumulado de 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas no País, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos.

De janeiro a setembro, a produção apresentou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Apesar disso, o total ficou estável se comparado de um ano para o outro, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento.

Para 2016 essa conta ainda não está fechada, mas é preciso dar um voto de confiança ao coelhinho. Ao menos nas contratações, o número é positivo. Para atender a demanda deste ano as indústrias e lojas especializadas geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo Brasil, o equivalente a um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

“Muitas empresas estão investindo em seus pontos de vendas para atrair o consumidor. Supermercados, armazéns, padarias e lojas especializadas oferecerão uma grande variedade de tipos de ovos de chocolate, preços e sabores para todos os perfis de clientes”, analisa Ubiracy Fonseca, sobre o motivo da demanda superior por funcionários, já que a crise econômica ainda não acabou.

A dica para o consumidor é pesquisar e comparar preços e comprar com antecedência, pois além de garantir um ovo com valor mais baixo, fica mais fácil escolher a opção desejada .

 



Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP


Veja também

Retirada de produtos em loja física é a saída do on-line para reduzir frete

Após os custos com frete aumentarem significativamente no ano passado, lojas eletrônicas passaram a estudar...

Veja mais
Como o pós-venda pode fidelizar clientes

Especialmente em tempos de crise, vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor alternativa para garantir os result...

Veja mais
Aumenta busca por produtos perto do vencimento

Muitos consumidores aceitam comprar produtos próximos do vencimento em troca de um desconto. Alguns supermercados...

Veja mais
Hortaliças e legumes sobem menos e inflação pelo IPC-S desacelera

Alta nos preço de alimentos recuou de 12,23% para 3,75%. Da 2ª para a 3ª semana do mês, indicador...

Veja mais
Alface e banana estão mais em conta, diz Ceagesp

A Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) divulgou a lista de produtos com os pre...

Veja mais
Confiança do empresário industrial sobe 0,5 ponto em fevereiro, revela CNI

Com o difícil cenário, o índice de confiança do empresário industrial (Icei) cresceu ...

Veja mais
Varejo continua atento ao volume de estoques

Adotar cautela no volume de estoques tem sido uma estratégia escolhida cada vez mais pelo varejo, que busca se ad...

Veja mais
Consumidores brasileiros têm parcelado mais para consumir e pagar dívidas

                    ...

Veja mais
Consumo familiar tem recuo de 3,5%

As famílias brasileiras apertaram o cinto em todas as frentes possíveis em 2015. Desde os bens durá...

Veja mais