Em tempos de crise na economia, nesta Páscoa os amantes de chocolate terão a opção de comprar ovos menores comparados aos vendidos no ano passado. A estratégia do setor é para encorajar o consumidor a levar para casa, ao menos, alguns ovinhos – já que os preços assustam: subiram, em média, 20% desde 2015.
Segundo Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), os fabricantes procuraram fazer o que estava ao alcance – a mesma coisa que consumidores fazem em casa: mais com menos.
“Ou seja, produzir com mais produtividade, diminuir o tamanho das formas, procurar produzir com menos tempo, diminuir o tamanho das embalagens e também dos ovos. Tudo isso foi feito para ter um custo menor e até mesmo reduzir as margens para que isso possibilite a venda”, explica o vice-presidente.
Cada empresa tem sua estratégia. Porém, a redução nos tamanhos foi adotada por algumas marcas para atrair o consumidor. A ideia é garantir a venda dos ovos de Páscoa, que se tornaram um presente especial na data católica.
Saldo
A Páscoa de 2015 foi responsável pelo acumulado de 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas no País, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos.
De janeiro a setembro, a produção apresentou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Apesar disso, o total ficou estável se comparado de um ano para o outro, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento.
Para 2016 essa conta ainda não está fechada, mas é preciso dar um voto de confiança ao coelhinho. Ao menos nas contratações, o número é positivo. Para atender a demanda deste ano as indústrias e lojas especializadas geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo Brasil, o equivalente a um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
“Muitas empresas estão investindo em seus pontos de vendas para atrair o consumidor. Supermercados, armazéns, padarias e lojas especializadas oferecerão uma grande variedade de tipos de ovos de chocolate, preços e sabores para todos os perfis de clientes”, analisa Ubiracy Fonseca, sobre o motivo da demanda superior por funcionários, já que a crise econômica ainda não acabou.
A dica para o consumidor é pesquisar e comparar preços e comprar com antecedência, pois além de garantir um ovo com valor mais baixo, fica mais fácil escolher a opção desejada .
Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP