Cliente mais cauteloso faz fidelização no varejo cair

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A crise econômica e a queda na renda estão levando o consumidor a deixar de lado suas preferências, em função da busca por produtos mais baratos. Segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), apenas 11% dos consumidores se mantêm fieis às marcas no supermercado.

O estudo revela também que mais de 27% dos clientes no varejo alimentício já realizaram a substituição de marcas preferidas ao buscar itens com preços mais baixos. "O mercado, neste ano, tende a ver um consumidor com menos recursos, mais atento a preços, e pouco propenso a pequenos luxos. O atendimento deve sempre ser um diferencial, mas de fato, para 80% ou 90% dos consumidores, o que vale mesmo é o preço, combinado à comodidade", diz o presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado.

A pesquisa identificou também que algo semelhante ocorre com locais de compra, já que pouco mais de 14% dos entrevistados se mantêm fiel a um local de compra, e, dentre os fiéis, grande parte (35%) escolheu o local de fidelidade por conta do preço.

Outros 22% dos respondentes possuem local de preferência, mas admitiram pensar em mudar de local para buscar economia.

"Cabe aos empresários interpretar esses fenômenos e saber que o horizonte de tempo dessa crise tende a ser de médio para longo. Ao menos um ano, e provavelmente de dois a três, na hipótese mais provável hoje", afirma.

Compras mais baratas foram citadas por 35% dos entrevistados que afirmaram nunca ter escolhido marcas ou locais de preferência. Para o Sincovaga, isso indica que mesmo sem o advento da crise, mais de um terço dos consumidores buscam preço ou conforto em detrimento de uma marca ou estabelecimento.

 



Veículo: Jornal DCI


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