Um estudo realizado pela Cohn & Wolfe revelou que 80% dos brasileiros consideram que as marcas do varejo não são "abertas ou honestas". O indicador fica acima da média global, em que 78% dos consumidores não enxergam transparência nas empresas.
Ainda segundo a pesquisa, três quartos dos consumidores não veem as marcas como autênticas, com baixo reconhecimento em quesitos como "fazem o que prometem", "assumem responsabilidade por suas ações" e "fazem do mundo um lugar melhor para todos".
Esta é a quarta edição do ranking e a primeira vez que o estudo global incluiu marcas que atuam no Brasil. Os setores de bens de consumo, tecnologia e automotivo são os que registraram o maior número de marcas autênticas no levantamento.
"As regras da comunicação mudaram e vemos cada vez mais os consumidores beneficiarem marcas que sabem como se relacionar de forma aberta e honesta. Os clientes estão, inclusive, dispostos a perdoar deslizes corporativos se a comunicação for franca e a empresa tomar medidas concretas para reverter o problema", afirmou a CEO da Cohn & Wolfe, Donna Imperato.
Do ponto de vista do consumidor, O Boticário é a marca mais autêntica do Brasil. Na lista das dez mais abertas do País aparecem ainda Bombril, Johnson & Johnson, Nestlé, Apple, Microsoft, Google, Brastemp, Adidas, Natura e Kibon, respectivamente.
No ranking global, a marca considerada mais autêntica é a Disney, seguida por BMW, Microsoft, Amazon, Apple, Intel, Audi, Samsung, Adidas e Lego, relatava o estudo.
Veículo: Jornal DCI