O mercado mineiro está na mira da empresa paulista de tecnologia Seed Digital, que atua em inteligência para o varejo físico. Com uma ferramenta inovadora que ajuda os gestores a entenderem o comportamento do consumidor, ela já atua em 20 estados do Brasil por meio de grandes redes como a RiHappy, Centauro e Boticário. Em Minas Gerais está presente em 100 lojas e a expectativa é chegar a 500 até o fim deste ano.
O CEO da Seed Digital, Francisco Forbes, destaca que a solução ajuda os varejistas a identificarem onde estão as deficiências do negócio. Isso porque, por meio de sensores instalados na loja, a tecnologia coleta dados sobre o comportamento do consumidor, como fluxo de pessoas, sexo, faixa etária, tempo de permanência na loja e áreas mais visitadas. Essa informação é cruzada com os resultados das vendas, o que permite uma análise sobre os pontos críticos e também das possibilidades daquele negócio.
“Se a ferramenta apontar que as vendas de determinada loja são altas, mas o fluxo de pessoas é baixo, então esse varejista precisa trabalhar em estratégias que atraiam as pessoas. Mas se a conclusão é de que a loja está sempre cheia, mas as vendas não acontecem, então a ação tem outro foco: de repente fazer ofertas ou melhorar o atendimento”, exemplifica. O CEO afirma que a maioria dos varejistas ainda não está pronta para o que ele chama de “crise de eficiência”, onde ganha aquele que tiver a melhor gestão do negócio. Segundo ele, muitos ainda insistem em gastar grandes quantias com propaganda, sem entender o que realmente está acontecendo dentro de suas lojas.
“Muitos gestores percebem que as vendas caíram, anunciam a marca na televisão e, no dia seguinte, a loja está cheia, mas não vende do mesmo jeito. É porque o problema dele não era gente na loja. É por isso que nossa solução é tão importante: ela identifica a crise do negócio para que o gestor foque seus esforços de maneira mais assertiva”, analisa.
Forbes explica que a ferramenta é adaptada para os objetivos e necessidades de cada cliente. Na rede de lojas de brinquedos RiHappy, por exemplo, os sensores conseguem diferenciar clientes que estão sozinhos daqueles que estão em grupo. Isso porque os que vão em grupo normalmente são pais com os filhos e, portanto, devem contar apenas como um cliente para o balanço que vai medir a conversão.
A empresa está presente em 2.200 lojas, de 20 estados do País, entre eles Minas Gerais. Para o CEO, o mercado mineiro tem grande potencial e por isso a empresa “tem todo o interesse em expandir no Estado”. Forbes afirma que o maior desafio em Minas Gerais é vencer o caráter regional dos empresários, que normalmente dão preferência aos produtos mineiros. Mas ele diz que já está em negociação com um grande varejista do Estado e pretende brigar por sua fatia no mercado mineiro. A expectativa do CEO é levar sua tecnologia para 500 lojas em Minas Gerais até o fim deste ano, o que significa um crescimento de cinco vezes em relação ao atual número de lojas utilizando a ferramenta.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG