Em meio às instabilidades da economia, o mercado de produtos infantis é mais um que apresenta retração. Segundo dados da Kantar Worldpanel, a cesta de produtos voltados a este público registrou queda de 4% em valor no ano passado, frente ao ano anterior.
Para a consultoria, a redução aconteceu por conta da racionalização das compras efetivada pelos brasileiros na hora do consumo. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram os mais impactados, de acordo com a pesquisa, e representam cerca de 60% da queda do mercado.
Na cesta, inclui-se produtos como xampu, condicionador, creme hidratante, colônia, sabonete, óleo e protetor solar.
As vendas diretas (porta a porta) e as perfumarias foram os canais que mais deixaram de vender. No entanto, a avaliação da Kantar dá conta de que todas as categorias de produtos infantis perderam consumidores, principalmente as voltadas à higiene e beleza.
Itens voltados para as crianças foram responsáveis por 60% da queda do segmento infantil, com retração de 8% no tíquete médio no período.
Veículo: DCI