Número de empresas inadimplentes cresce 13,01% em maio, aponta indicador do SPC Brasil

Leia em 2min 50s

Nordeste lidera inadimplência das pessoas jurídicas. Entre as empresas que devem, maior alta ficou com o setor de serviços. Indústrias são destaque entre quem deixou de receber



O número de empresas inadimplentes voltou a crescer em maio deste ano, avançando 13,01% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O levantamento é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Além do aumento no número de empresas inadimplentes, houve também um crescimento na variação da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 16,21% a mais em maio deste ano, em relação a maio do ano passado. Já na passagem de abril para maio, sem ajuste sazonal, a alta foi de 0,71% na quantidade de empresas inadimplentes e de 0,86% no volume de dívidas.


Os dados levam em consideração todas as regiões brasileiras com exceção do Sudeste, onde vigora no estado de São Paulo a Lei Estadual nº 15.659 que dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas. Segundo o indicador, a região em que mais aumentou o número de empresas negativadas no último mês foi o Nordeste, com avanço de 14,69% na comparação com igual período de 2015. Em seguida aparece o Centro-Oeste, que registrou avanço de 13,72% na mesma base de comparação, o Norte (12,49%) e o Sul (10,89%).


Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, os dados refletem o aprofundamento do quadro recessivo da economia brasileira, que conta com juros elevados, o que acaba encarecendo o custo do capital. "O recuo da atividade econômica tem refletido em queda do faturamento das empresas e, com isso, a capacidade desses empresários honrarem seus compromissos e manterem um bom fluxo de caixa também é afetada", explica o presidente.


Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos com os fornecedores em dia está diretamente relacionada à alta dos preços, ao encarecimento do crédito e aos baixos índices de confiança da população para consumir e dos empresários para realizar investimentos. "A conjuntura de todos esses fatores econômicos dificulta o crescimento da atividade produtiva no país", afirma a economista.


De acordo com o indicador do SPC Brasil, o setor credor que apresentou o maior crescimento das dívidas de pessoas jurídicas - ou seja, para quem as empresas estão devendo - são as indústrias (21,51%), seguidas de perto pelo comércio (21,11%). Completam o ranking de setor credor o segmento de serviços, que engloba bancos e financeiras (14,50%) e de agricultura (0,51%).

Entre os segmentos devedores, as altas mais expressivas ficaram com serviços (15,50%) e comércio (13,2%), seguidos pelas empresas que atuam na área da indústria (12,60%) e da agricultura (7,74%).



Metodologia


O indicador de inadimplência das empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), com exceção da região Sudeste, uma vez que a chamada "Lei do AR" impõe dificuldades para negativação no estado de São Paulo. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Clique aqui para mais informações.



Assessoria de Comunicação da CNDL

 


Veja também

Preços muito acima da média para o tradicional café com leite

Produtos tiveram alta superior a inflação este ano: 9,32% e 18,52%  “Os preços devem fi...

Veja mais
Brasil perdeu 72.615 vagas formais no mês de maio

São Paulo - O emprego formal teve queda de 0,18% em maio deste ano, na comparação com o mês a...

Veja mais
Promoção do Vinho Dom Bosco entrega prêmio à ganhadora de SP

Julia Eugenie Chira, cliente do Supermercado Futurama, do Centro, recebeu a chave simbólica e o Ford Ka zero qu...

Veja mais
Limppano lança hotsite com campanha promocional 1 ano de evita mofo grátis

    Motivada pela importância de proporcionar bem-estar, limpeza e um ambiente com ar s...

Veja mais
Decreto da Lei do Leite é sancionado em Ijuí

  Veículo: Jornal do Comércio - Porto Alegre...

Veja mais
Brasil se prepara para exportar melão e outras frutas para o Japão

Ministério da Agricultura deverá entregar plano de trabalho ao governo japonês até novembro ...

Veja mais
Danone compra para saltar no ranking

Depois de colecionar derrotas na disputa com a arquirrival Lactalis no Brasil –, a concorrente comprou a ár...

Veja mais

...

Veja mais
Semana encerrou com nova queda no preço dos ovos

No encerramento da semana, os ovos – brancos e vermelhos – sofreram a terceira queda da semana e do mê...

Veja mais