No evento, que começa hoje, em Juiz de Fora, estarão reunidos técnicos, produtores e compradores
A 37ª Semana Nacional do Laticinista reúne, de hoje a 21 de julho, os principais segmentos da cadeia de lácteos, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O evento, considerado um dos mais importantes do setor, é a oportunidade para que os empresários e técnicos conheçam as tendências do comércio de lácteos, as demandas dos consumidores e as inovações. Durante o evento, também serão conhecidos os melhores produtos do setor, com o Concurso Nacional de Produtos Lácteos.
A 37ª Semana do Laticinista é realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). A expectativa é reunir cerca de 800 pessoas nos três dias do evento.
Para o coordenador do evento, Adauto Lemos, as expectativas são positivas, principalmente pela oportunidade de atualização e conhecimento das tendências de consumo de lácteos e como a demanda pelos produtos vem evoluindo.
“Nossa programação é bem mais robusta que a dos anos anteriores. Vamos abordar assuntos técnicos e científicos, incluindo cursos e palestras com profissionais renomadas do Brasil, Itália e Alemanha, por exemplo. É a oportunidade para que os empresários e os técnicos entendam o que vem acontecendo no mundo, reciclando o conhecimento. O atual modelo vai abordar vários temas polêmicos e atuais que o mercado ainda não absorveu, mas é uma grande tendência, como os produtos lácteos funcionais, inovadores e de preparo rápido”, explicou Lemos.
Uma das principais iniciativas, fundamental para estimular negócios, será o 1º Painel de Oportunidades. O evento, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá encontros entre empresas âncoras e potenciais fornecedores.
Até o momento, já foi confirmada a participação de cinco grandes compradores: Rede Trigo (responsável pelas compras para Spoleto, Kone e Domino´s Pizza), Hotel Regional (Juiz de Fora), Supermercado Bahamas, Hotel Senac Grogotó (Barbacena) e Fátima Buffet.
“É um evento novo que pretendemos realizar nas próximas edições. Este tipo de ação, em que a indústria de laticínios se encontra com os compradores que têm contato direto com o consumidor final, é importante e uma oportunidade de conhecer e avaliar o mercado, as possibilidades de atender e as tendências de consumo. O varejista sempre percebe o que acontece no mercado pela demanda proveniente do consumidor e o laticínio fica longe desta percepção. Por isso, a conexão entre os segmentos é importante para que empresário saiba investir conforme as tendências do mercado”, disse Lemos.
Os eventos científicos contarão com 15 palestras, com especialistas em leite e derivados, e nove minicursos para atualização profissional. Entre os temas que serão abordados estão: as exportações, tendências para novos produtos, tecnologias para melhoria da qualidade do leite e inovações.
Concurso - Na 42ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e no Concurso Nacional de Produtos Lácteos serão 30 indústrias participantes. Durante a exposição haverá degustação comentada. Com horários agendados, os representantes dos laticínios atenderão o público de interesse para falar sobre os produtos e a empresa, e tirar dúvidas dos participantes. Ao todo serão realizadas 12 degustações durante os três dias de evento.
Haverá também uma disputa entre os melhores produtos de 11 categorias, entre elas estão os queijos de variados tipos, doce de leite e a categoria Destaque Especial.
“Na categoria Destaque Especial vão concorrer os produtos lácteo que ainda não chegaram ao mercado e têm pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade”.
Outra novidade é a 1º Table Top, ambiente em que as empresas de insumos, equipamentos e serviços terão contato direto com os laticínios. “O objetivo é aproximar os segmentos e estimular os negócios”, disse Lemos.
Veículo: Jornal Diário do Comércio de Minas