Estudo da GfK Brasil mostra que o consumidor está disposto a desembolsar mais por produtos que ofereçam mais benefícios
De acordo com a GfK Brasil, a concentração das cinco principais marcas de diversos segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis cresceu nos primeiros cinco meses deste ano. No caso dos itens pertencentes à linha branca, por exemplo, a participação das top 5 nas vendas avançou 3 p.p. entre janeiro e maio de 2016, em comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 70% para 73%. O mesmo salto foi verificado na categoria de cafeteiras e, no caso dos televisores, a alta na concentração das marcas líderes foi ainda maior, de 8 p.p., passando de 80% para 88%.
Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira (19), durante a 11ª edição da Eletrolar Show. Para o diretor da GfK Brasil, Oliver Römerscheidt, este movimento é um indicativo de que o consumidor está disposto a realizar um desembolso maior em produtos que possuam maior valor agregado e que proporcionem mais benefícios.
Um bom exemplo é o smartphone, cuja participação dos modelos 4G nas vendas da categoria neste começo de ano chegou a 54,7%. Em relação à concentração das marcas líderes, ao contrário de outros itens, a fatia das top 5 sofreu retração de 1 p.p., passando de 85% para 84%.
Segundo o diretor da GfK, isso é reflexo da entrada de novas empresas no mercado brasileiro de smartphones, motivadas pelas oportunidades que o país oferece. Conforme destaca o levantamento apresentado, o brasileiro é o povo mais conectado da América Latina. Além disso, há sinais de que a comercialização de smartphones do Brasil está se recuperando, visto que a desaceleração nas vendas vem diminuindo desde o começo do ano.
Veículo: Portal Eletrolar