São Paulo - As regiões da Grande São Paulo e ABC terão mais oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Por meio de parceria entre o grupo varejista GPA e o Governo do Estado, mais de mil vagas serão ofertadas. O cadastramento acontece hoje (12).
O grupo GPA é dono das marcas Extra, Pão de Açúcar, Casas Bahia e Pontofrio e, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, pretendem inserir e dar mais oportunidades às pessoas com deficiência dessas regiões, dentro das empresas do grupo. A iniciativa está sendo realizada através do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), do Governo do Estado, permitindo que esses trabalhadores já cadastrados no banco de dados do PADEF, e também aos que não tenham procurado anteriormente, tenham acesso às vagas oferecidas durante o mutirão inédito da parceria.
O grupo irá conhecer o perfil do candidato e direcioná-lo para as vagas, agendando entrevistas para os locais mais próximos da residência. As oportunidades são para maiores de 18 anos, em diversos cargos e funções. Qualquer tipo de deficiência será contemplada: visual, física, auditiva e intelectual. As exigências de escolaridade vão de acordo com a área. Dentre os benefícios, o salário é compatível com o mercado, com vale transporte, cesta básica, participação nos lucros e resultados e convênios de saúde.
Prestação Continuada
Segundo a gerente de Recursos Humanos do GPA, Nara Brasil, essa parceria é um trabalho em conjunto, onde os dois lados devem colaborar. "Entendemos que é uma frente de trabalho onde o governo precisa ajudar dando mobilidade e em contrapartida buscamos inclusão no trabalho. A pessoa com deficiência precisa sair da condição de vitimização e assistencialismo, passando a ser ativa no processo, já que é capaz de se desenvolver e crescer", afirma.
Diversas orientações serão repassadas, inclusive sobre a continuidade do Benefício da Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). "Vamos explicar nossas vagas e tiras dúvidas. Muitos perguntam sobre perderem seus benefícios se forem contratados. Ele só será suspenso enquanto estiver trabalhando e não cancelado".
A supervisora do PADEF, Beth Sarti, ressalta a importância dessas parcerias. "Nós vamos ampliar o ingresso da população na possibilidade de um ambiente social que estabeleça posição de igualdade e possibilidade de emprego e renda". O mutirão acontece hoje (12), das 8 às 17h, na Rua Boa Vista, 170, no Centro de São Paulo.
Fonte: DCI - São Paulo