Vendas do Wal-Mart não atingem expectativas

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O Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, informou que as vendas de março no conceito lojas comparáveis, ou seja, nas unidades abertas há mais de um ano, cresceram menos do que alguns analistas estimaram, empurrando as ações para a maior baixa em três meses no comércio de Nova York.

 

A receita das lojas norte-americanas abertas há pelo menos um ano avançaram 1,4% nas cinco semanas terminadas em 3 de abril, bem abaixo da estimativa de crescimento de 3,2% projetada pela Retail Metrics, empresa de consultoria. Em fevereiro, as vendas mesmas lojas cresceram 5,1%. "Eles não estão imunes nestes maus tempos de negócios da economia", diz Howard Davidowitz, presidente da Davidowitz & Associates, consultoria de varejo e investimento bancário.

 

O maior desemprego dos Estados Unidos desde 1983 forçou os consumidores a restringirem seus gastos. De acordo com a varejista. seus preços mais baixos nos itens de mercearia e aparelhos domésticos ajudaram o Wal-Mart a atrair mais consumidores. Apesar disso, eles gastaram menos por transação comparado com o mesmo período do ano passado, o qual inclui compras de Páscoa. Enquanto este ano a Páscoa foi em 12 de abril, em 2008, ela foi em 23 de março. As ações do Wal-Mart caíram desmoronaram 9,6% este ano na Bolsa de Valores de Nova York.

 

Oferecer produtos de mercearia a preços mais baixos do que as lojas vizinhas está ajudando o Wal-Mart, em meio a recessão global, a ganhar participação de mercado à força no Japão, na China e no Reino Unido, disse Brian Sozzi, um analista da empresa Wall Street Strategies.

 

Alimentos

 

Citando vendas de alimentos, a unidade do Wal-Mart do Reino Unido informou que as vendas de lojas comparáveis aumentaram e ganharam participação de mercado em março. As vendas de mesmas lojas também avançaram no México e no Japão de acordo com a companhia. "Aperfeiçoamento em merchandising e marketing também estão ajudando a dirigir os ganhos", disse Richard Hastings, da Global Hunter Securities.

 

As vendas totais do Wal-Mart cresceram 2,6% em março e a varejista conseguiu elevar por seis meses consecutivos o tráfego em lojas comparáveis. Estas lojas, que garantiram 49% da receita de mercearia neste ano até 31 de janeiro, atraíram compradores da Target Corp, de acordo com Sozzi.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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