As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), revela estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 e pela H2R Pesquisas Avançadas.
De acordo com o levantamento, desenvolvido através da entrevista com 400 consumidores, outros aspectos que são levados em conta no momento de decidir a compra são: a força da marca (63%), detalhes das informações (55%), diferentes opções de pagamentos (53%), e variedade de opções de itens (52%).
Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os dados refletem a transformação na jornada de compra do consumidor. "A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais a satisfação", afirma.
Conectividade
O estudo apontou ainda para o alto grau de conectividade do brasileiro, e os impactos disso na jornada do consumo. Segundo a pesquisa, a compra começa pela internet, já que 84% entrevistados pesquisam on-line informações detalhadas sobre o produto. Apesar de esse ser o principal meio de pesquisa no início da jornada, o estudo revela que o brasileiro também pede indicação para amigos e vai para a loja física. Na hora de finalizar a compra a loja física ainda predomina para algumas categorias, como produtos de cuidados pessoais, medicamentos, artigos para saúde, alimentos e bebida. Já os smartphones, eletroeletrônicos e computadores estão cada vez mais sendo consumidos no varejo on-line - quase 25% dos entrevistados compram dessa forma.
Boa parcela dos que compram no e-commerce (34%), no entanto, ainda dizem ir à loja física para aperfeiçoar sua experiência, tocar e conhecer melhor os produtos. No ponto físico, a inovação é cada vez mais valorizada pelos consumidores, mostra a pesquisa. Um ponto citado é a possibilidade de pagar através dos smartphones, que proporcionou, para 67% dos entrevistados, a sensação de inovação, estimulando a compra.
Em relação aos programas de fidelidade, o estudo mostra que os principais motivos para participar foram os clubes de descontos (81%), promoções que combinam com suas preferências (54%) e as milhas para viagens (53%).
Fonte: DCI São Paulo