A maré está para as empresas varejistas

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Preços mais baixos provavelmente pesarão no crescimento da receita dos varejistas de alimentos, como o Atacadão e o Pão de Açúcar, assim como a rede de eletrodomésticos Via Varejo. A avaliação é de Julie Chariell, analista sênior da Bloomberg Intelligence, que vem ao encontro dos sinais recentes de recuperação do comércio, em transição do vermelho para o azul. No entanto, em melhor situação estarão Hypermarcas e Raia, companhias apoiadas pelo crescimento da receita em decorrência dos preços dos produtos de saúde e cuidados pessoais, que são exceção e subiram 6,8% de janeiro a julho - portanto, bem acima da inflação no período.

 

Ainda com perda acumulada

 

Ainda de acordo com o analista sênior da Bloomberg Intelligence, de janeiro a julho, o varejo cresceu 0,3% sobre igual período de 2016, embora, ainda registre declínio de 2,3%, nos últimos doze meses terminados em julho. O discreto avanço do comércio nos sete primeiros meses deste ano pode ser atribuído ao incremento do rendimento real do pessoal ocupado; à melhora das condições de crédito ao consumidor, em virtude da redução dos juros ocorrida desde o quarto trimestre de 2016; e à liberação dos saldos inativos do FGTS.

 

Início da recuperação

 

O resultado animador do varejo restrito (exceto materiais de construção e automóveis), de crescimento de 3,1% em relação a julho de 2016, fez a MacroSector rever sua projeção de avanço das vendas para este ano, de 1% para 1,2%. Dessa forma, o desempenho do ano passado (queda de 6,3%) seria revertido. Móveis, eletrodomésticos, tecidos, vestuário, calçados, hipermercados e supermercados estão entre os segmentos mais beneficiadas com a recuperação do comércio varejista, de acordo com a MacroSector Consultores.

 

Estabelecimentos classe A...

 

A rota de recuperação do consumo, no entanto, ainda é incipiente e necessita de estímulos. A 21ª Edição da São Paulo Restaurant Week reflete o esforço desse segmento de alimentação fora do lar para atrair clientes e, com isso, compensar a queda no movimento nos restaurantes nesses anos de crise. Além de contar com participação, pela primeira vez, de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo - como Jamie's Italian e Attimo, num total de 200 estabelecimentos -, o evento, que completa uma década, terá uma Cozinha Show com aulas com renomados chefs no Market Place.

 

...entram na Restaurant Week

 

"A expectativa é movimentar cerca de R$ 30 milhões nos trinta dias da São Paulo Restaurante Week", diz o CEO do evento, Fernando Reis. No cálculo, ele considera que cerca de 400 mil clientes aproveitarão as promoções de cardápios dos restaurantes, bares e cafés durante os trinta dias (15 de setembro a 15 de outubro), com gasto médio de R$ 85 por pessoa. Segundo Reis, o tema "Tempero de Quintal" vai valorizar ingredientes e diferenciais de cada estabelecimento. A cervejaria Petra e os chás Lipton serão parceiros para degustação e harmonização dos pratos.

 

Fonte: DCI São Paulo

 


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