Respondendo por 18% da população brasileira, o que equivale a 10 milhões de lares, os independentes maduros - lares sem filhos até 29 anos e com principal shopper de 50 anos ou mais - foram o foco da palestra apresentada nessa quarta-feira pela Diretora Comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira, no CONAREC. De acordo com a executiva, as famílias encabeçadas por indivíduos dessa faixa etária devem impulsionar o consumo no país em 2,3% em volume neste ano. A projeção para o total da população fica em 1,7%.
Donos de uma renda per capita maior e com as contas em dia, os mais experientes buscam qualidade de vida, que se traduz em lares mais equipados e com seis ou mais cômodos, auxílio de diarista/mensalista e uso de produtos específicos, focados em bem-estar e saúde (óleos especiais, adoçante, cream cheese, azeite, chá liquido e protetor solar, por exemplo), tradição (leite pasteurizado e cera para assoalho), praticidade (café solúvel, cappuccino e alvejante sem cloro) e necessidade (tintura para cabelo).
Cada vez mais conectados, 35% dos independentes maduros utilizam a internet, enquanto 29% assinam serviço de TV a cabo. Gradualmente fazendo a migração digital, atualmente 38% dos brasileiros de 55 a 64 anos possui smartphone e no aparelho navegam pela internet (77%), acessam as redes sociais (69%) e enviam mensagens instantâneas (68%).
Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a KantarWorldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.
Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a KantarWorldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.
Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, acesse www.kantar.com.
Fonte: Assessoria de comunicação da Kantar