Um novo estudo liderado por um cientista brasileiro nos Estados Unidos mostra que o desmatamento também tem impactos na produção comercial de peixes.
A pesquisa revela uma queda na produtividade da produção pesqueira em rios adjacentes a áreas desmatadas. O trabalho foi liderado por Leandro Castello, professor da Faculdade de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Virginia Tech (EUA), especialista em ecologia e conservação da pesca na Amazônia.
A pesquisa mostra que a qualidade de conservação das áreas de florestas adjacentes aos rios – as chamadas várzeas, ou planícies de inundação da Amazônia – tem um papel fundamental para a produção de peixes. “As florestas em planícies de inundações podem fornecer estruturas que protegem os peixes e servem como habitat para insetos que são o alimento de muitas das espécies. Essas florestas também produzem plantas que fornecem comida para alguns deles”, afirmou o pesquisador.
Os cientistas cruzaram conjuntos de dados para descobrir se a destruição das florestas de planícies de inundação tem influência nas populações de peixes e na produção pesqueira.
Fonte: Estadão Conteúdo