A Nestlé, líder mundial do setor alimentício, tem ampliado seu foco no mercado de produtos voltados para as classes C, D e E brasileiros. Dos cerca de R$ 13 bilhões faturados pela empresa em 2008, mais de R$ 1 bilhão veio dos negócios voltados aos consumidores de baixa renda. Na comparação com 2007, isto significou um aumento de 15% neste segmento.
Uma estratégia da empresa suíça para abocanhar os mercados C, D e E é a venda de produtos na porta do cliente. São colocadas revendedoras munidas de um carrinho nas regiões periféricas das cidades, que batem de porta em porta, oferecendo kits Nestlé. Desse modo, a empresa instala microdistribuidores nestas regiões, que selecionam mulheres da própria comunidade para serem vendedoras.
Outro meio que a empresa encontrou para conquistar os grupos de baixa renda é a criação de produtos de menor custo e o lançamento dos tradicionais com embalagens que os tornam mais baratos.
A companhia suíça, que que no ano passado registrou um crescimento de 69% nos lucros nas operações mundiais, já tinha anunciado estratégias que vão nesta direção. No mês passado, a empresa anunciou a venda de produtos mais baratos, que antes eram destinados somente aos mercados emergentes.
Veículo: Diário do Comércio - MG