Produção em Minas deve crescer até 25,3%

Leia em 2min 30s

A produção total de café em 2018, em Minas Gerais, foi estimada entre 29 milhões e 30,6 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2018, aumento que deve ficar entre 19% e 25,3% quando comparado com a safra passada. O crescimento da produção se deve à bienalidade positiva da cultura e ao ingresso de áreas renovadas de café na safra, áreas que têm maior aporte tecnológico e, consequentemente, maior produtividade. O desafio para o período será no controle às pragas e doenças, como a broca do café, que em 2017 causou prejuízos significativos na cultura. Minas Gerais é responsável por 53,4% da safra nacional de café, que foi estimada em, no máximo, 58,51 milhões de sacas.

Conforme os dados do Primeiro Acompanhamento da Safra de Café 2018, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o clima, até o momento, tem sido favorável para o desenvolvimento da safra.

A produtividade média do Estado foi estimada entre 28,15 sacas e 29,64 sacas de 60 quilos por hectare, variação positiva de 12,9% no volume mínimo e de 18,9% no volume máximo. Na comparação com a safra anterior, a estimativa sinaliza um incremento de 5,4% na área de café em produção, saindo dos 980,7 mil hectares da safra colhida em 2017 para os atuais 1,03 milhão de hectares da safra 2018, incremento de 52,9 mil hectares na área em produção.

De acordo com o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo Antônio de Oliveira Neto, desde 2014 Minas Gerais vem enfrentando problemas climáticos, principalmente com a escassez hídrica, o que comprometeu os cafezais. Neste período, muitos cafeicultores optaram por renovar, esqueletar e investir no manejo das lavouras e os resultados começam a ser vistos na safra atual.

“Minas Gerais está com um processo muito forte de renovação dos cafezais, principalmente com o uso de novas tecnologias. Tudo isso é reflexo da crise vivenciada nos últimos anos, devido principalmente à falta de chuvas. A tecnologia foi se aperfeiçoando e agora reflete na produtividade. Na atual safra são novas áreas e novas tecnologias entrando em produção. Além disso, o produtor investiu no melhor manejo. Nós detectamos que houve uma boa florada e as condições fisiológicas das plantas estão boas. Por isso, é esperada uma produtividade satisfatória na atual safra”, explicou.

Ainda segundo Oliveira Neto, um dos desafios da atual safra será no controle de doenças e pragas. Apesar de não terem sido registradas infestações significativas, a presença de enfermidades é uma preocupação e o produtor deve reforçar o monitoramento e buscar combater os problemas de forma rápida e eficiente.

“No ano passado, o registro de pragas e doenças nas lavouras de café chamou atenção e, novamente, estão presentes em 2018. Nossa preocupação é a produtividade, que é afetada. Desta forma, o produtor precisa acompanhar e combater as doenças e pragas de forma efetiva para evitar perdas”.



Fonte: Diário do Comércio de Minas




Veja também

Citrus: Com demanda enfraquecida, cotações da laranja recuam

As chuvas registradas no estado de São Paulo têm impactado a procura por cítricos, cenário qu...

Veja mais
Trevo conclui joint venture com Ehrmann

A empresa mineira de lácteos Trevo Alimentos e a alemã - do mesmo segmento - Ehrmann AG anunciaram, este m...

Veja mais
Conab estima safra recorde de café no Brasil em 2018, entre 54,4 mi e 58,5 mi sacas

São Paulo (Reuters) - A safra de café 2018 do Brasil deve alcançar um recorde de 54,44 milhõ...

Veja mais
Linha branca espera alta de 10% neste ano

O mercado de linha branca deverá acelerar seu ritmo de recuperação este ano, após retomar o ...

Veja mais
Produção de ovos tende a recuar em Minas

A produção de ovos em Minas Gerais tende a recuar na década 2017/2027. A expectativa, segundo os da...

Veja mais
Coqueiro aposta em tecnologia e tom bem-humorado para a Quaresma 2018

   Para garantir praticidade e se aproximar ainda mais do consumidor, a Coqueiro traz para a ...

Veja mais
Vendas fracas e queda no preço do suíno no atacado

O ano começou com o mercado físico de cevados com preços estáveis. A procura está ali...

Veja mais
Brasil não faz parte da lista de 83 países com problemas em leite, diz Lactalis

A companhia francesa Lactalis informou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, qu...

Veja mais
Setor de café do Brasil vê potencial para safra recorde; produtor mantém cautela

São Paulo - O Brasil pode colher em 2018 uma safra recorde de café, em meio ao ciclo de bienalidade positi...

Veja mais