Gestão de estoque: o segredo do sucesso

Leia em 2min 30s

Toda empresa que trabalha com revenda de produtos e demanda a formação de estoques tem o desafio de comprar e vender produtos no momento correto. Uma vez que a atividade central é a revenda de produtos, não vender significa estoque empoeirando dentro da empresa, que por sua vez significa dinheiro parado não rentabilizado.

 

Infelizmente, há muitas empresas apenas focando no monitoramento da receita em curto prazo, sem olhar para o comportamento dos estoques e o seu prazo de pagamento. Aí mora a maior armadilha de uma deficitária gestão de estoque.

 

Se esta é a realidade da sua empresa ou caso queira se prevenir deste grande equívoco, entenda que há três pilares fundamentais na gestão, seja ela qual tamanho ou segmento for: fluxo de caixa, gestão de estoque e atendimento ao cliente. E acredite: a gestão de estoque está em cada pilar.

 

Esse tipo de gestão demanda a existência de um controle adequado sobre os processos de inventário, cadastro, distribuição, performance de venda e definição de sortimento. Confira a correlação entre eles:

 

Inventário: nesta etapa o varejista deve garantir a correspondência daquilo que tem fisicamente no estoque e registrado no sistema.

 

Cadastro: cadastros incorretos podem gerar avaliações incorretas sobre a existência de produtos, bem como sobre o volume disponível (quantidade);

 

Distribuição: a alocação indevida de volumes entre os pontos de venda de um varejista pode gerar acúmulo de estoque em algumas unidades e falta de estoque em outras;

 

Performance de venda: o monitoramento adequado de venda permite uma resposta mais ágil do varejista na correção de preços e no abastecimento.

 

Sortimento: a definição de um sortimento de produtos inadequados para o perfil de consumo do público alvo da loja, pode gerar estoque parado dada a baixa performance de vendas.

 

Todos esses processos abrem um leque de indicadores que, impreterivelmente, devem ser monitorados na gestão de estoques. Indicadores com Giro de Estoque, Cobertura de Estoque, Overstock, Perda de Inventário, Aging e Ruptura podem ajudar a empresa a melhor identificar a qualidade de seu estoque e as correções de rotas a ser feitas.

 

Importante pontuar o PMP, um indicador que mede o prazo médio dos pagamentos realizados ou a realizar para os fornecedores. Para o varejista é crucial que a venda do produto ocorra antes da necessidade de pagá-lo ao fornecedor, isso porque não gera a necessidade de captação de recursos para esta finalidade. A falta de sincronia reduz a disponibilidade financeira do varejista e sua capacidade de realizar novas compras.

 

Diante de tudo, é preciso ressaltar o principal elo: o cliente. O produto adquirido pelo varejista mas não disponível ao cliente por falha no estoque gera insatisfação. Já a restrição de fluxo de caixa limita a reposição ou compra de novos produtos, e alcança indiretamente seu cliente.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 


Veja também

Clima e demanda aquecida promovem alta de 10% na produção de amendoim

O clima favorável nesta safra deve levar à produção de 512,9 mil toneladas de amendoim no Br...

Veja mais
Mandioca: Preço médio recua 1,8% na semana

O ritmo de colheita de raízes mais novas tem aumentado gradativamente em todas as regiões acompanhadas pel...

Veja mais
Soja: Preços de farelo e óleo sobem, mas os do grão recuam

Os valores de farelo e óleo de soja subiram nos últimos dias; quanto ao grão, por outro lado, as co...

Veja mais
Crise afeta agronegócio em MG, e PIB recua 5,9% em 2017

Após quatro anos de crescimento, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro sentiu os efeitos da...

Veja mais
Produção de açúcar deve cair 17%

O produtor continua preferindo o processamento de etanol nesta safra. Segundo a Job Economia e Planejamento, a produ&cce...

Veja mais
Preços da arroba têm fraca recuperação, relata Cepea

Apesar da expectativa de recuperação das cotações da arroba para 2018, esta projeç&at...

Veja mais
Terceiro mês consecutivo de alta nos custos de produção da atividade leiteira

O Índice Scot Consultoria de Custo de Produção da Pecuária Leiteira teve alta de 1,2% em abr...

Veja mais
Lucro da Cargill despenca quase 20% no Brasil em 2017

O lucro líquido consolidado da Cargill Agrícola, subsidiária da norte-americana no Brasil, caiu 19,...

Veja mais
Parente substituirá Abilio em conselho e briga de sócios deve ter trégua na BRF

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, substituirá Abilio Diniz no comando do conselho de administraç&a...

Veja mais