O volume de vendas de televisores entre janeiro e abril deste ano avançaram 21%, segundo levantamento da consultoria GfK. Com a alta na demanda, o faturamento das varejistas saltou 27%.
“Em 2017, as vendas de televisores 4k, ou Ultra HD, representaram pouco mais de 10% do volume de vendas. Já no início deste ano, esses produtos representam no momento 18% das vendas”, comentou a diretora da GfK, Gisela Pougy.
Segundo a especialista, o incremento está diretamente atrelado à Copa do Mundo, que começa este mês, na Rússia. Exemplo disso é que, na Copa da Alemanha em 2006, as vendas entre os meses de maio e junho foram 122% maior que o mesmo período do ano anterior.
Já na Copa de 2014, que aconteceu no Brasil, as vendas entre os meses de maio e junho foram 79% maiores que um ano antes.
Para aproveitar os jogos, o estudo mapeou que o consumidor tem optado por telas maiores. Em 2014, a venda de telas a partir de 48 polegadas representou 13%, versus 7%, em 2013. Além disso, para 2018 há uma tendência de aumento das telas com melhor definição.
Apesar da importância da Copa nas vendas, outros fatores devem colaborar para que o setor cresça este ano. Um deles são as vendas provocadas pelo desligamento do sinal analógico de TV. Algumas regiões do País sofrerão essa mudança ao longo de 2018.
Diante disso, diz Gisela, a indústria enfrentará o paradoxo de colocar no mercado TV’s maiores para os consumidores mais “maduros” e com o foco na Copa e telas menores para os que necessitam se adaptar a adoção da tecnologia digital.
Fonte: DCI