O número de estabelecimentos agropecuários no Brasil caiu 2% no ano passado em relação a 2006, passando para 5,07 milhões. Já a área total teve uma expansão de 5%, passando de 333,6 milhões de hectares para 350,2 milhões de hectares. Esse aumento corresponde a uma área de 16,5 milhões de hectares, quase o tamanho do estado do Acre.
Os dados são preliminares, e fazem parte do Censo Agropecuário 2017, divulgados ontem (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O coordenador técnico do censo, Antonio Carlos Florido, ressaltou que a entrada desses 16,5 milhões de hectares de áreas novas no processo produtivo, ou que estavam paralisadas e voltaram a produzir, foi identificada em grande parte nos estados do Pará e Mato Grosso.
De todas as regiões brasileiras, somente o Nordeste apresentou redução do número e da área dos estabelecimentos agropecuários, com perda de 131,5 mil unidades e de 9,9 milhões de hectares. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul, apesar de ter apresentado queda de 151,9 mil estabelecimentos, viu a área crescer em 1,08 milhão de hectares.
Fonte: DCI