O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, disse ontem que a empresa está fechando a aquisição de duas outras companhias. "Vamos anunciar esses negócios rapidinho. O primeiro deve sair semana que vem, e o outro, dentro de um mês", afirmou ele, sem revelar nomes ou os setores de atuação das organizações. "Já fizemos todas as análises, concluímos a 'due diligence', a auditoria está no final e os negócios estão quase completos."
As aquisições fazem parte da estratégia da empresa suíça no país que, segundo Zurita, prevê o funcionamento de uma nova unidade cada vez que o volume de vendas da empresa cresce 3%. "Este ano, já crescemos 8%", disse. Segundo ele, a Nestlé está concluindo agora a duplicação da capacidade de produção da fábrica de Feira de Santana, na Bahia, e deve inaugurar uma unidade processadora de leite em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, nos próximos meses. Para completar o pacote de investimentos este ano, a Nestlé ainda fará as aquisições anunciadas ontem por Zurita.
"No ano passado faturamos R$ 12,3 bilhões e a previsão para este é ficar entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, sem aumentar preços. A alta foi realmente gerada por maior volume de vendas", afirmou.
A companhia, segundo Zurita, preferiu reformular produtos e embalagens em vez de reajustar preços para compensar a alta mundial dos insumos. Essa estratégia, entretanto, gerou polêmica na semana passada, quando o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, multou a multinacional em R$ 94,6 mil, em conjunto com a Dairy Partners Brasil, por maquiagem de produto. Segundo o órgão, a empresa não informou devidamente o consumidor sobre a redução da quantidade dos produtos Molico Batido, Molico Polpa de Fruta e Neston 3 Cereais.
"Essa multa é sensacionalismo", rebate Zurita. "Não reduzimos embalagens porque queremos. É o mercado que demanda. O consumidor exige um desembolso menor. E em nenhum momento fizemos pegadinha ou mudanças sem dar informações", declarou ele. Sobre a acusação de que o aviso nas embalagens teria sido impresso em letras pequenas, Zurita comentou: "O tamanho da letra não é especificado por lei, nem a quantidade para os produtos", disse, ressaltando que vai recorrer da multa.
As declarações de Zurita foram dadas durante o lançamento da campanha "Nestlé Torce por Você", com um novo garoto-propaganda: Pelé. Além de sortear 480 mil ingressos para 80 jogos do Brasileirão 2008, a Nestlé promete 1,2 mil camisas de times de futebol e prêmios semanais de R$ 70 mil e um de R$ 700 mil. No total, são R$ 7 milhões em prêmios. "As chances de o consumidor ser premiado são de uma para cada 1,5 mil no caso dos ingressos, para quem está em São Paulo", afirmou Izael Sinem, diretor de comunicação e serviços de marketing da empresa.
Nas três edições anteriores da promoção, a empresa sorteava apenas ingressos, mas em maior quantidade (cerca de 1,5 milhão por campeonato). Como para participar é preciso gastar pelo menos R$ 7,00 em produtos Nestlé, a empresa espera aumentar seu faturamento em 20% durante a campanha.
Veículo: Valor Econômico