A safra de soja do Brasil alcançou recorde de 119,3 milhões de toneladas em 2017/18, avanço de 4,6% em relação a temporada anterior, estimou nesta terça-feira (11) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu último levantamento.
Já a safra total de grãos vem confirmando a expectativa do segundo maior recorde da história, de 228,3 milhões de toneladas, atrás apenas da registrada na temporada passada. Segundo a Conab, a área manteve-se próxima à estabilidade, com ligeiro crescimento de 1,4%, alcançando 61,7 milhões de hectares. Ainda de acordo com a companhia, “a soja segue como importante destaque entre as culturas analisadas, apresentando crescimento de área e produtividade.”
O espaço destinado à oleaginosa nas lavouras cresceu, sobretudo, em áreas de produção de milho 1ª safra, devido a melhor rentabilidade ao produtor. A Conab ressaltou ainda as condições climáticas favoráveis para a cultura da soja, “apesar de a estiagem ter atrasado o plantio.”
Milho
De acordo com a companhia, o desempenho da safra atual só não foi melhor devido à produtividade, que registrou retração em todo o território nacional de 5,2% principalmente em razão do milho segunda safra. A Conab avalia que o atraso no plantio da soja fez com que os agricultores perdessem a janela ideal para plantar, o que gerou impacto na produtividade.
Fonte: DCI São Paulo