De olho nos cuidados pessoais, o brasileiro aumentou o consumo de desodorantes e antissépticos bucais nos 12 meses terminados em junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2017. De acordo com levantamento da Kantar Worldpanel, enquanto a cesta de higiene e beleza apresentou crescimento de 2,1% em volume, os itens tiveram elevação de 11% no quesito, sendo os únicos a alcançarem dois dígitos. Segundo dados da pesquisa, o atacarejo, já um velho conhecido dos brasileiros, é hoje o principal canal de compra para produtos da cesta, conquistando mais 1,6 milhões de novos lares compradores no período analisado (+ 3 pontos percentuais) – porta a porta, por exemplo, registrou queda de 4 pontos percentuais, enquanto que hipermercado caiu 1 ponto percentual e drogarias e farmácias aumentaram 2 pontos percentuais.
O estudo revela também que o comportamento dos consumidores, cada vez mais complexo, é diferente em cada canal. Enquanto que no atacarejo entram no carrinho itens como papel higiênico, desodorante, creme dental, absorvente higiênicos e pós shampoo, nas drogarias e farmácias dominam a cesta de compras desodorante, creme dental, deo colônia e sabonete. As promoções seguem importantes para a cesta, principalmente aquelas do tipo leve mais, pague menos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel