Com uma estratégia que alia atualização constante do portfólio e reforço na distribuição, a brasileira Santa Helena, que fabrica alimentos à base de amendoim, projeta crescimento de 15% neste ano.
“Procuramos aproveitar as oportunidades do mercado. Precisamos estar atentos ao que o consumidor quer e já percebemos uma movimentação positiva no varejo”, afirmou ao DCI o diretor comercial da Santa Helena, Luís Roberto Bertella.
Segundo o executivo, o brasileiro está em busca de alimentos mais saudáveis e com menos industrialização possível. Neste sentido, o amendoim é ideal por se tratar de uma proteína natural sem colesterol. “Há cerca de quatro anos, trabalhamos para mostrar os benefícios do produto e temos fortalecido bastante nosso portfólio”, destaca.
Bertella pondera ainda que o grande diferencial da Santa Helena é o alto nível de verticalização da empresa, já que o grupo produz e beneficia o amendoim, sendo autossuficiente. A fábrica da empresa está localizada em Ribeirão Preto (SP). “Houve aumento de preços do grão na última safra, mas nós não repassamos. Todos os nossos concorrentes precisaram aplicar reajustes”, relata o executivo.
Outro ponto forte, de acordo com a empresa, é a distribuição. “Atendemos a todos os portes de varejistas, passando por distribuidores a grandes redes”, esclarece.
Com a crise econômica, Bertella pontua que a empresa conseguiu manter margens principalmente com aumento de produtividade e corte de custos. “Foram quase dois anos sem aumento de preços.”
Salgados
Bertella explica que a Santa Helena, diferentemente dos concorrentes, tem o amendoim como core business. Por esse motivo, consegue inovar no portfólio, da paçoca até os chamados snacks, que incluem o amendoim assado; com ou sem sal; grelhados; entre outros. “A categoria de snacks já representa cerca de 40% do nosso faturamento.”
Fonte: DCI