A Brasfrigo Alimentos, empresa de propriedade do Banco BMG investiu R$ 35 milhões em suas instalações industriais para poder colher, industrializar e embalar tomates no mesmo dia. A rapidez do processo garante a qualidade do produtor que leva a marca Jurema. A empresa, com sede em Luziânia (GO), espera colher 100 mil toneladas de tomate até novembro, que serão transformadas em molho e polpa de tomates. O produtor receberá a qualificação no rótulo de Edição Limitada.
Goiás é o maior produtor de tomate do país e a fábrica está situada a 50 quilômetros das fazendas. "Essa proximidade nos deixa em condições favoráveis para processar e embalar os produtos até oito horas após a colheita, levando à mesa dobrasileiro um produto de alta qualidade", afirma Carlos Alberto de Brito Soares, diretor-executivo da Brasfrigo.
A empresa mineira desenvolverá campanhas de marketing para destacar as propriedades nutricionais do tomate, fruta rica em licopeno, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento. Os novos produtos ganharam embalagens metalizadas da Tetra Pak de 520g.
O lado ambiental também é valorizado, já que as embalagens são recicláveis e carregam selo do Forest Stewardship Council (FSC) - Conselho de Manejo Florestal - organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas e rastreabilidade do material produzido pela empresa. Os produtos estarão disponíveis até novembro.
A Brasfrigo Alimentos é uma das líderes do mercado nacional de alimentos em conserva e detém as marcas Jurema, Jussara, Tomatino e Terra Bella. Está no mercado há 18 anos e se dedica em especial à industrialização de vegetais em conserva e derivados de tomates. Também vende maionese, catchup, mostarda, caldos, sopas e doces. É a maior processadora nacional de milho doce, com 150 mil toneladas por ano, segundo informou o executivo.
Sua fábrica emprega 1.300 pessoas, além de gerar 6.000 empregos indiretos. Desenvolve projetos de melhoria de produtividade e qualidade que beneficiam pequenos e médios produtores agregados. A estrutura da Divisão de Enlatados da Brasfrigo é totalmente vertical. Segundo o dirigente, a operação começa no desenvolvimento da semente e acompanhamento da produção, passa pelo suporte agronômico para a melhoria da produtividade agrícola e armazenamento, e termina no processamento e envase dos produtos. Sua participação no mercado de atomatados (extrato, molho, polpa e catchup) é de aproximadamente 18%, ficando entre as três primeiras colocadas.
Veículo: Gazeta Mercantil