De acordo com o senso agropecuário de 2006, ela constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes
A agricultura familiar tem características diferentes da agricultura empresarial e representa 36% de toda a riqueza produzida pelo campo. Nela, a gestão da propriedade é feita pela família e a agropecuária é a principal fonte de renda.
Para a produção de alguns alimentos básicos, eles são muito importantes. A agricultura familiar é responsável por 87% da produção de mandioca do Brasil e metade dos suínos e frangos criados no país saem das propriedades desses agricultores.
No Brasil, os pequenos produtores produzem, por dia, 55 milhões de litros de leite. Isso equivale a 58% da produção de leite do país. Dessas propriedades, também sai quase todo o nosso feijão: são 2,1 mil toneladas.
Quatro milhões de sítios e fazendas garantem a renda de 11 milhões de trabalhadores. Os pequenos produtores são um grande negócio para as cidades do interior e para a preservação das tradições do campo.
Fonte: G1 - Agro