O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) lança Pesquisa Consumidor Orgânico 2019 com resultados da área: 19% consomem algum produto orgânico e 35% da população consumiu produtos orgânicos nos últimos seis meses. Foram 1.027 entrevistados em três etapas. A primeira foi sorteada pelos municípios. Na segunda, a quantidade de entrevistas a ser realizada em cada município foi estabelecida a partir do método Proporção Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando o tamanho do município. E a última etapa foi com as unidades amostrais selecionadas pelos critérios: sexo, faixa etária, escolaridade e classe social.
O público consultado foi composto por: masculino 44% e feminino 56%; entre 25 e 34 anos 23% e 24% entre 35 e 44 anos; 42% possuem ensino médio e 36% ensino fundamental e 22% ensino superior; solteiros são 48% e casados/união estável com 40%. Em relação à renda, 28% R$999 a R$1996 e 33% de R$ 1997 a R$ 4990; assalariado com 32%, autônomo 26% e desempregado 11%. 41% são da região Sudeste, 29% Nordeste, 14% do Sul, 9% do Norte e 7% no Centro-Oeste.
A primeira parte do estudo foi quantitativo para avaliar o consumo de produtos orgânicos no país para depois identificar o perfil público. Também avaliou os produtos e os conceitos mais associados a orgânicos. Analisou ainda os critérios de escolha desses produtos, como: marcas, lojas, embalagens, entre outros. E, por fim, levanta a disposição para o consumo de orgânicos em um futuro próximo.
50% dos entrevistados sabem da existência do Selo Produto Orgânico Brasil e outros 50% não. 69% responderam serem consumidores orgânicos e 41% não são.
O preço dos produtos orgânicos ainda pesa na decisão de compras: 75%. (crédito da imagem: divulgação).
Nas regiões do Brasil, os consumidores de orgânicos são: a região Sul se destaca com 23%, em seguida 20% com Nordeste, depois 19% com Sudeste, 17% Centro-Oeste e 14% Norte.
Os orgânicos mais consumidos nos últimos 30 dias foram: frutas com 25%, 24% verduras, 21% alface e 16% legumes.
Os motivos para consumir produtos orgânicos: 84% responderam pela saúde, 30% características do produto, 9% meio ambiente, 9% curiosidade, entre outros. A frequência de consumo de produtos orgânicos por semana: 36% mais de cinco vezes por semana e 33% uma vez por semana.
Quais locais em geral as pessoas compram esse tipo de produto? 87% nas feiras, 61% em supermercados, 17% em outros tipos de lojas e comércios e 4% em lojas que vendem somente produtos orgânicos.
Entre os motivos listados o motivo das pessoas não consumirem em maior quantidade, a pesquisa mostrou: 65% pelo preço, 27% pela dificuldade de encontrar os produtos e 6% falta de costume. Por outro lado, 88% tem interesse em buscar informações sobre como manter uma alimentação mais saudável. Somente 16% responderam conhecer os produtos orgânicos não alimentícios.
Potencial de crescimento do consumo de orgânicos, atitudes sustentáveis (preocupação com as áreas verdes, separar o lixo e comprar produtos biodegradáveis), intolerância ou alergia alimentar, dieta restritiva, motivações para adoção de regime alimentar especial, comparativa de compra de alimentos perecíveis e não perecíveis, frequência com que compra, locais onde compra na maior parte das vezes, gasto mensal com aumento foram outros pontos questionados na pesquisa.
Fonte: Senac Setor 3