A julgar pela pesquisa realizada pela Boltis empresa de inteligência analítica criada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e pela Market Science, com o objetivo de orientar o varejo e a indústria - a população da grande São Paulo continua priorizando os itens básicos de higiene e limpeza, e as receitas caseiras. Afinal, quando se trata de pandemia, isolamento social e crise financeira, restam poucas opções e prioridades às pessoas, que não sejam os cuidados com a família, os entretenimentos pela TV ou a internet, e os novos pratos feitos em casa.
A pesquisa foi realizada com cerca de 9 milhões de tickets de compras. Entre as categorias que mais cresceram em número de cupons nos supermercados, nos dias 15 de março a 31 de maio de 2020 (versus o mesmo período de 2019), os produtos que mais se destacaram foram os de higiene e limpeza, com a venda disparada do álcool (+270,9%), seguida dos sabonetes (+30,4%) e da água sanitária (+14,3%).
Já nas categorias ligadas aos preparos de bolos e sobremesas, os produtos com melhor desempenho foram o fermento (+91%), o leite condensado (+34,4%) e os farináceos (+30,4%).
E em relação às categorias especiais, os vinhos também tiveram um aumento significativo, com +26%. No caso dos chocolates, o consumo superou inclusive o registrado no ano passado. Isso porque eles estiveram presentes em cerca de 20% das compras realizadas este ano, diferente de 2019, em que neste mesmo período, os chocolates representavam apenas 16%. Ou seja, notamos que atualmente esta seção passou a atrais mais pessoas, explica Marcelo Alves, diretor de marketing da Boltis.
Fonte: Super Varejo