O maior mercado consumidor do País, o Estado de São Paulo, ainda dispõe de espaços comerciais para abrigar redes interessadas em disputar uma fatia desta concorrida região. Especialistas em geomarketing apontam de que especialmente a Grande São Paulo apresenta oportunidades bem específicas, como os bairros periféricos. O último grande movimento neste sentido foi protagonizado pelo Magazine Luiza, ao inaugurar 44 lojas simultaneamente em setembro de 2008 - a maioria delas na zona leste da capital paulista.
A próxima varejista que tem o objetivo de repetir feito semelhante é a maranhense Óticas Diniz, cujo plano é abrir 300 franquias no estado até 2013, 50 das quais terão as portas abertas simultaneamente na capital em janeiro do ano que vem. A ambição do fundador e presidente da rede, Arione Monteiro Diniz, e sua cúpula, é atingir o volume de 1 mil lojas daqui a dez anos, fortalecendo-se como uma das principais companhias do seu ramo.
O investimento total no projeto de São Paulo alcançará a quantia aproximada de R$ 90 milhões. O diretor de Expansão, Francisco Vidal, relata que, ao contrário do que se pensa, não há dificuldade de encontrar pontos-de-venda disponíveis. "Há uma oferta grande, e boa parte deles já foi contratada, estando distribuídos entre a região central, shopping centers e bairros", garante.
Para a campanha de mídia, Vidal diz que será utilizada uma estratégia semelhante à do Magazine Luiza, pois desta forma a empresa ganhará mais notoriedade. A verba de marketing será dividida entre os 50 franqueados, mas o valor não é revelado. "Faremos uma grande inserção em diversos veículos." Para acompanhar os detalhes da expansão, foi trazida para a região central de São Paulo a sede da Diniz Franchising. Além disso, os responsáveis pelas novas franquias serão diretores da rede no País. O interior do estado foi eleito ponto de expansão, com Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Campinas.
O executivo diz também que "a crise não alterou de forma nenhuma os planos da Diniz, que é estruturada para atender todas as classes sociais". Este ano, a franqueadora passou a investir em um novo formato de loja, a Óticas Diniz Prime, instalada prioritariamente em shoppings. "A cada dez lojas temos o compromisso de instalar uma loja com esse modelo", revela Vidal.
Para Francisco Neves, diretor da Escopo GeoMarketing, de mapeamento geodemográfico e ações de marketing para empresas, várias redes estão buscando crescer no mercado paulista, e o crescimento do número de postos de trabalho formais colabora para isso. "Parte dos novos consumidores não tinham acesso ao crédito há alguns anos e a elasticidade de consumo é maior na classe popular." Neves analisa que o Magazine Luiza tem apanhado bastante em São Paulo, mas aos poucos conquista sua fatia de mercado. Segundo a própria rede, 20% de seu faturamento já são provenientes das 49 unidades inauguradas desde 2008, do total de 455. "Foi uma tacada muito arriscada. É necessário capitalizar o negócio para que o retorno venha com o tempo", discorre Neves.
A rede de vestuário Hering também considera diversificar sua atuação e ampliar a presença em lojas de rua, tanto que está analisando diversos pontos comerciais no centro de São Paulo em áreas como a Praça da República e a Rua 15 de Novembro, detalhou o especialista da Escopo.
Drogaria
Considerada a quarta maior do País, atrás de Pague Menos (CE), Drograsil (SP) e Drogaria São Paulo (SP), a carioca Drogarias Pacheco, cujo faturamento foi de R$ 1,2 bilhão ano passado, com crescimento de 22,5%, possui mais de 300 lojas entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Interessada em fugir de regiões saturadas, a rede estuda encontrar alternativas e ir para as comunidades periféricas, caminho considerado mais seguro na abertura de lojas.
O DCI apurou que a rede chegou ao mercado paulista no último mês de março, com a inauguração de seis lojas entre a capital, Santo André e São Caetano do Sul.Neste mês, serão abertas uma unidade no centro e quatro outras na zona sul, uma das quais em Paraisópolis, onde a Casas Bahia já tem uma loja. A unidade da Pacheco no bairro do Jardim São Luiz é alugada, pertencente à loja Móveis São Luiz, que alugou parte de seu estabelecimento ao Ponto Frio, que teve loja inaugurada no último dia 5 de junho.
Veículo: DCI