Os fabricantes de brindes já estão entusiasmados com a Copa do Mundo em 2010 e já começam a se preparar para aproveitar o evento para alavancar as vendas. Segundo Luiz Roberto Salvador, diretor da Bríndice, empresa que acaba de reunir 100 fabricantes de brindes em feira em São Paulo. Alguns produtores poderão apresentar crescimento de 40% a 50%. "Aquelas que focarem no evento irão apresentar boa expansão", disse Salvador.
Em 2014, quando o Brasil receber a competição, a perspectiva será ainda mais positiva. Apesar de grande parte das companhias do setor produzirem produtos de baixo valor agregado, o setor deve movimentar US$ 5 bilhões em 2009.
O setor como um todo, segundo o diretor da Brídice, deve anotar expansão entre 10% e 15% com a chegada do evento esportivo ao País. Por outro lado, mesmo com a perspectiva positiva para as vendas, os fabricantes não ficaram imune à crise. A queda estimada para o ano está na ordem de 20%. "Os brindes foram um dos cortes promovidos pelas empresas", disse Salvador.
Mesmo diante dos impactos da crise, a projeção é muito mais positiva com a aproximação do final do ano, período em que se concentram 40% das vendas do setor.
Outra projeção que também anima o setor é a tendência do aumento de vendas de brindes de maior valor agregado. As de baixo valor, no entanto, continuam sendo o carro-chefe das empresas. Cerca de 38% das vendas se concentram nesse segmento, de acordo com a Bríndice.
"Há uma tendência crescente de glamourização do brinde e isso se revela mesmo com perspectivas de crise", justifica o diretor.
Veículo: DCI