A única fábrica de lâmpadas incandescentes da General Electric (GE) no Brasil, localizada no Rio, de Janeiro foi vendida para a americana Efficient Lighting Products (ELP), que é controlada pelo grupo americano de participações Saratoga Lighting Holdings.
A venda faz parte de um processo mundial de reestruturação da divisão GE Consumer & Industrial anunciado já no ano passado. Uma fábrica do segmento de lâmpadas incandescente foi fechada no Chile no começo de 2007.
Em 2006 houve fechamentos de fábricas na Europa, no Canadá e no México.
De acordo com a assessoria de imprensa da GE no Brasil, o mercado de lâmpadas incandescentes está em declínio no mundo inteiro, por isso a GE optou por fechar algumas fábricas.
Em países como a Austrália e o Canadá, essas lâmpadas foram proibidas, por gastarem muito mais energia. Especialistas do setor dizem que em 15 anos não haverá mais este tipo de lâmpada no mundo e por isso a opção de fechar ou vender as fábricas, informou a assessoria .
Cerca de 40% das lâmpadas incandescentes da GE consumidas no Brasil eram produzidas no Rio de Janeiro. Os 60% restantes vinham de fábricas estrangeiras.
Investimento
O negócio marca a entrada no Brasil da ELP, o governo do Rio de Janeiro promete emprestar R$ 15 milhões, com prazo de dez anos para pagamento, como forma de facilitar o negócio, que deve evitar o fechamento da planta. O estado quer garantir a manutenção dos 800 empregos da fábrica, que chegou a ter seu fechamento anunciado em outubro de 2007 pela GE. As lâmpadas continuarão a ser fabricadas pela ELP com a marca GE por até nove anos, conforme o acordo.
A única fábrica de lâmpadas incandescentes da GE no Brasil foi vendida para a ELP. A venda faz parte de um processo mundial.
Veículo: DCI