Pólo do setor de comércio exterior no País, o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Viracopos, em Campinas, São Paulo, importou 15.079 toneladas de mercadorias em agosto, representando um incremento de 23,33%, frente ao mesmo mês do ano passado, que registrara 12.226 toneladas, conforme informações divulgadas pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Nos oito primeiros meses deste ano, as importações somaram 99.447 toneladas, contra 83.191 toneladas de janeiro a agosto de 2007, registrando uma elevação de 19,54%. No sentido oposto, as exportações recuaram 14,51% em agosto, totalizando 7.453 toneladas de produtos, frente aos 8.717 registrados em agosto de 2007.
Entregas
Assim como no Brasil, o cenário internacional do comércio eletrônico (e-commerce) revela que, a cada momento, os consumidores intensificam a busca por produtos e serviços na Internet. Logo, no setor de entregas de mercadorias, a agência virtual dos Correios, denominada Correios Online, acaba de criar seu braço internacional. Desde o final de agosto, quando a loja virtual comemorou dez anos de atividade, a página em inglês está no ar.
A data coincide com o surgimento do comércio eletrônico no Brasil, o que comprova o pioneirismo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ao investir no mercado que mais cresce no mundo. Segundo a empresa, os números justificam a criação desta nova opção: por ano, são mais de 200 mil acessos do exterior e, de 2007 até a primeira metade de 2008, 15,22% da receita das vendas a distância foram gerados por clientes de fora do País.
Os acessos à Correios Online são feitos de mais de 160 países, em especial Estados Unidos, Portugal, Espanha, Argentina, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Itália. Os franceses respondem por mais de 40% dos pedidos vindos de fora. Já os japoneses aumentaram as compras quando foram lançados o bloco e a camiseta em homenagem aos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Veículo: DCI