CCJ aprova política de apoio a emprego de pessoas com deficiência

Leia em 3min 10s

 

Projeto cria figura de profissional habilitado a atuar na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), proposta que cria uma política de apoio ao emprego de pessoas com deficiência.

 

O Projeto de Lei 11263/18 é de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO) e recebeu parecer favorável do relator, deputado João Campos (Republicanos-GO).

 

O texto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Como o projeto tramitou em caráter conclusivo, pode seguir diretamente ao Senado, a não ser que haja recurso para votação, antes, pelo Plenário. 

 

De acordo com o texto aprovado, o chamado "Emprego Apoiado'' tem por objetivo contribuir para a inclusão no mercado competitivo de trabalho de pessoas em situação de deficiência significativa, para as quais haveria maior incidência de barreiras contra a sua autonomia no ambiente. 

 

O Emprego Apoiado é uma metodologia que se compõe de um conjunto de ações de consultoria, orientação, mediação, formação e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho, realizadas por profissionais habilitados.

 

Instituições privadas sem fins lucrativos, órgãos públicos e profissionais autônomos e consultores, habilitados em curso de capacitação, poderão prestar serviços em Emprego Apoiado e receber subsídio dos governos federal, estadual e municipal por meio das instituições credenciadas.

 

A proposta estabelece, ainda, que é dever do poder público estabelecer políticas de incentivos fiscais às organizações que prestem serviço de Emprego Apoiado. 

 

Perfil vocacional

 

São ações previstas na metodologia a elaboração de perfil vocacional, pesquisas junto a empresários para adequação de perfis vocacionais e acompanhamento pós-colocação.

 

Consideram-se usuários do Emprego Apoiado aqueles que não estão atendidos pelos sistemas tradicionais de colocação laboral; não conseguem se manter em um emprego; ou precisam de apoios customizados para o acesso a emprego, a sua manutenção ou promoção.

 

Entre os princípios e valores da política estão o empoderamento, a autodeterminação, a avaliação biopsicossocial da deficiência, a equiparação de oportunidades, a independência e a importância da comunidade.

 

O texto dá prazo de 180 dias, a partir da promulgação da lei, para regulamentação complementar que detalhe e normatize a profissão de Consultor de Emprego Apoiado e a dotação orçamentária da política. 

 

Dignidade humana

 

Autora de um dos projetos que tramitou em conjunto e acabou compondo o substitutivo aprovado – justamente o texto que cria o Emprego Apoiado – a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) afirmou que a proposta tem a ver com a dignidade das pessoas com deficiência.

 

“Será feita justiça a essas pessoas com deficiência. Não se trata somente da questão da regulamentação da empregabilidade, mas da dignidade humana, da oportunidade para que essas pessoas tenham as mesmas oportunidades de estar no mercado de trabalho”, defendeu. 

 

Outro ponto previsto no substitutivo aprovado é que empresas com 100 ou mais trabalhadores deverão promover, em seus estabelecimentos, a Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho e no Emprego, com o objetivo de implementar a contratação de pessoas com deficiência, identificar funções que possam ser exercidas por trabalhadores com deficiência e elaborar plano de ação que possibilite a sua inclusão nos estabelecimentos, entre outros pontos.

 

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Reportagem – Paula Bittar

Edição – Roberto Seabra

 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA

 

PL-11263/2018

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias – 08/11/2022

 

 


Veja também

Dia dos Supermercados: uma data importante para celebrar com os consumidores

Iniciativa da ABRAS, este novo dia será integrado ao calendário promocional brasileiro e já conta c...

Veja mais
Câmara aprova projeto que cria o Código de Defesa do Contribuinte

  Proposta será enviada ao Senado   A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8...

Veja mais
Ex-sócia não pode ser responsabilizada por obrigação posterior a sua saída da empresa

  A 7ª Turma Cível do TJDFT acatou o recurso de uma das requeridas e negou o pedido dos auto...

Veja mais
TJ-SP anula desconsideração de personalidade jurídica de massa falida

Cabe ao juízo da recuperação decidir acerca de incidente de desconsideração da person...

Veja mais
Senacon orienta consumidores sobre compras durante a Black Friday

  Neste ano, a última sexta-feira de novembro será em 25/11   O período de ofertas mar...

Veja mais
TJRS – Ato suspende prazos processuais no eproc até o dia 11/11

A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o Corregedor-Geral da Justi&...

Veja mais
Consumo nos Lares cresce 2,84% até setembro, aponta indicador da ABRAS

Produtos da cesta básica caem 2,26% em outubro; Dia dos Supermercados, Copa do Mundo e Black Friday devem impulsi...

Veja mais
Lançadas consultas públicas para reciclagem de embalagens de metal, de papel e papelão

  Propostas estabelecem objetivos, diretrizes e metas para impulsionar economia circular no país   O...

Veja mais
Proposta do novo governo de reajustar tabela do IR já é discutida na Câmara

  Projetos de lei em análise na Casa preveem o reajuste da tabela e das deduções em vigor, el...

Veja mais