João Galassi, presidente da ABRAS, toma posse na presidência da UNECS

Leia em 5min 30s

 

 

Evento aconteceu em Brasília, dia 21 de março, em conjunto com a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS)


O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, foi empossado nesta terça-feira, dia 21 de março novo presidente do Instituto União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para o período 2023-2025. Em cerimônia para convidados, também tomou posse diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS). A solenidade teve início, às 20h, no Porto Vittoria, em Brasília (DF) e reuniu as principais lideranças institucionais e políticas do setor.


João Galassi recebeu a presidência da entidade das mãos de José César da Costa, presidente da Confederação Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (CNDL), e que liderou a UNECS entre de março de 2020 e a março de 2023.


Eleito no último dia 8 de fevereiro, Galassi destacou a importância do trabalho conjunto da FCS e da UNECS. “A coesão das duas contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor que mais emprega e gera renda no país, com a promoção de atividades de impacto para o comércio e serviços, mas, sobretudo, defendendo, no Congresso Nacional, as pautas fundamentais para o setor que, por consequência geram impacto em toda a sociedade brasileira.”


João Galassi, em seu discurso de posse, agradeceu a presença de todas as autoridades e as associações e seus respectivos presidentes que fazem parte da UNECS e contou uma novidade, o ingresso da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, presidido por João Carlos de Oliveira, na UNECS. Frisou também a importância da UNECS e seu objetivo de ser a voz ativa do setor e comércio, fortalecendo o setor, além de trabalhar em prol da sociedade e do país. Apresentou também as cinco pautas prioritárias da entidade.


Diretoria da FCS


A presidência da FCS será dividida entre o senador Efraim Filho (União Brasil-PB), e o deputado Domingos Sávio (PL-MG). Já a diretoria da FCS será composta por mais 25 parlamentares divididos em vice-presidências regionais e coordenações temáticas.


“A FCS é a voz do setor que mais emprega e mais paga tributos no Brasil. Que precisa ter uma voz ativa e efetiva no Congresso Nacional, principalmente em um ano que se espera votar a reforma tributária”, salienta o senador Efraim Filho (União-PB), que segue à frente da FCS, representando o grupo no Senado Federal.


Até o momento, a FCS conta com a assinatura de 207 parlamentares, sendo 184 deputados e 23 senadores. A novidade na composição da FCS nesta legislatura é a criação de três novas coordenações: a Coordenação de Empreendedorismo Feminino, que ficará a cargo da deputada Greyce Elias (AVANTE-MG); a Coordenação de Ambiente de Negócios, que ficará com o deputado Sidney Leite (PSD-AM); e a Coordenação do Setor de Serviços, que será liderada pelo Deputado Carlos Zarattini (PT-SP).


Já o deputado Domingos Sávio (PL-MG), que assume a presidência da FCS na Câmara dos Deputados ressalta a amplitude do trabalho de deputados e senadores da Frente no parlamento. “Essa é uma frente suprapartidária. Não tem esse negócio de direita e esquerda. Aqui tem compromisso com quem empreende e tem seu comércio. Lidamos com um segmento que está em contato com todas as esferas da sociedade”.


Acompanhe a cobertura completa no Programa Superhiper do dia 30 de março!


Sobre o Instituto UNECS

 

Fundado em 2014, o Instituto UNECS é atualmente formado pelas mais expressivas entidades do setor: ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados; ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados; ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços; ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção; CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Junto ao Executivo e ao Legislativo Federal, através da FCS, oInstituto UNECS representa a força e a organização político-institucional do varejo.

 

Tem como objetivo primordial defender os interesses dos setores de comércio e serviços, contribuindo para o debate e para o intercâmbio de ideias. Desempenha papel fundamental para o setor ao representar as entidades que o compõem em pleitos tributários, trabalhistas, econômicos, de infraestrutura, de empreendedorismo e outros, buscando não apenas a melhoria do ambiente de negócios no país, mas também a eficiência e a competitividade para toda a cadeia nacional de abastecimento.

 

Voz ativa do setor do comércio e serviços, o Instituto UNECS visa contribuir para o fortalecimento dos segmentos do comércio e serviços que, juntos, representam 67,5% do PIB brasileiro. Além disso, a UNECS representa os responsáveis por 65% das operações de crédito e débito e pela geração de 27 milhões de empregos diretos no país. Detentor de 57% dos postos de trabalho no Brasil o setor contabiliza 77% dos estabelecimentos ativos no país, por meio dos quais se relaciona com cerca de 190 milhões de cidadãos brasileiros.

 

 Sobre a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços

 

Desde a sua criação, em 2015, a FCS é ponto de referência para seus membros com destaque para atividades como elaboração, tramitação e aprovação de propostas relevantes para o comércio e serviços no Congresso Nacional; fomento do diálogo entre as duas Casas e o setor; aproximação dos membros do parlamento e geração de impacto positivo para o setor privado ao trabalhar como protagonista no desenvolvimento de grandes e importantes avanços nacionais. Por meio de sua atuação no parlamento, a FCS contribui ativa e decisivamente para o desenvolvimento da economia brasileira ao defender a geração de empregos, o aumento da produtividade e a redução da insegurança jurídica.

 

Com o apoio do Instituto UNECS, a FCS vem promovendo atividades relevantes para o setor, tais como debates sobre políticas públicas; estudos de impacto regulatório; avaliação e o acompanhamento de propostas legislativas. Uma das mais expressivas Frentes Parlamentares no Congresso Nacional, na atual Legislatura, a FCS já conta com a assinatura de 207 parlamentares, sendo 184 deputados e 23 senadores.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

CAE aprova projeto que simplifica pagamento de tributos pelo contribuinte

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (21) um projeto de lei com...

Veja mais
Senado confirma ampliação do prazo de pagamento do Pronampe

  O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei de conversão (PLV) 1...

Veja mais
Multa imposta pela Receita Federal em pedido de compensação não homologado é inconstitucional

Para o STF, a sanção afronta o direito constitucional de petição e os princípios da p...

Veja mais
DECISÃO: Contribuinte tem direito à certidão positiva com efeito de negativa enquanto houver pedido pendente em processo administrativo do débito tributário

Confirmando sentença, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu que...

Veja mais
DECISÃO: Pessoa jurídica tem de provar insuficiência de recursos para ter direito à justiça gratuita

Uma construtora apelou ao Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) ao ver que sua ação para ...

Veja mais
TST admite ação rescisória com base em decisão do STF sobre terceirização

O entendimento do Supremo sobre a licitude da terceirização é anterior ao trânsito em julgado...

Veja mais
Emenda da petição inicial é válida para regularizar ação contra réu falecido antes do ajuizamento

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, decidiu que, no caso de açã...

Veja mais
Páscoa deve trazer produtos adequados às novas regras de rotulagem

Neste ano, os consumidores vão notar que parte dos fabricantes já aplicaram as novas regras para rotulagem...

Veja mais
Pendência fiscal de matriz ou filial impede certidão negativa para estabelecimento do mesmo grupo

  A Primeira Seção unificou o entendimento das turmas de direito público do Superior Tribunal...

Veja mais