STF amplia emprego de Inteligência Artificial

Leia em 2min 20s

 

Servidores da Assessoria de Inteligência Artificial (AIA) trabalham para incorporar novas funcionalidades ao robô VitórIA.

 

O lançamento da ferramenta de Inteligência Artificial (IA) VitórIA pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, no dia 17 de maio, representa mais um passo no sentido de qualificar os serviços jurisdicionais a partir do uso da tecnologia. Outras funcionalidades para o robô já estão sendo testadas pelas equipes de servidores do Tribunal, responsáveis pelo projeto.

 

Caçula da família de ferramentas de IA desenvolvidas pelo STF, como o Victor e a RAFA 2030, VitórIA agrupa processos por similaridade de temas, mas poderá em breve ser utilizada em outras etapas da tramitação. Incorporada à plataforma STF Digital, que abriga o acervo e funciona como porta de entrada tecnológica do Tribunal, ela hoje tem capacidade para agregar automaticamente em torno de 5 mil processos em cerca de 2 minutos. Até então, esse trabalho era feito manualmente.

 

Esse desempenho, alcançado em oito meses de trabalho, é motivo de orgulho para todos que participaram do projeto. “Se hoje a VitórIA agrupa os processos por similaridade de texto, daqui a pouco será capaz de fazê-lo por meio de palavras-chaves e outros tipos de metadados”, afirma Paulo Henrique Moreira, analista de AIA e uma das cabeças por trás do desenvolvimento da ferramenta.

 

Euler Rodrigues de Alencar, também assessor da AIA, acompanhou as fases de testes e de validação da ferramenta. Depois de muitas idas e vindas para aperfeiçoamento do robô, chegou-se ao final do processo, com a incorporação da VitórIA ao STF Digital.

 

Para o técnico judiciário Alexandre Ferreira de Menezes, da AIA, o grande desafio foi conseguir desenvolver um processo de automação e integração ao sistema do STF em tão pouco tempo e com equipe reduzida. “É gratificante saber que, em curto período, entregamos uma solução de grande impacto”, comemora ele, um dos responsáveis pelo monitoramento e desenvolvimento de novas funcionalidades para a VitórIA.

 

Outro membro da equipe da AIA, o analista judiciário Lucas Freitas atuou no projeto a partir dos seus conhecimentos de estatística e matemática. Contribuiu, por exemplo, na criação do código fonte do agrupador. Orgulho é a palavra utilizada por ele ao se referir ao projeto do robô VitórIA, que representa mais um avanço do STF no uso de novas tecnologias. O objetivo final, segundo resumiu a ministra Rosa Weber ao lançar a VitórIA, é criar mecanismos que possibilitem a “entrega de uma prestação jurisdicional qualificada, célere e que de fato atenda a aspiração da sociedade”.

 

WH//CF

 

Fonte: STF – 09/06/2023

 

 

 


Veja também

1ª Turma nega indenização à família de caminhoneiro que faleceu em acidente quando trafegava acima do limite de velocidade

  A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) não reconheceu o direito &...

Veja mais
Opção por demanda em juizado leva à renúncia de acessório não incluído na causa principal

Ao optar por ajuizar ação em juizado especial, a parte renuncia não apenas ao crédito q...

Veja mais
Pesquisa Pronta traz complementação de verba após quitação de acordo extrajudicial e indenização por efeito colateral de medicamento

  A página da Pesquisa Pronta divulgou dois entendimentos do Superior Tribunal de Justi&cced...

Veja mais
Vanderlan anuncia criação de grupo de trabalho para debater a reforma tributária

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) anunciou em pronunciamento na terça-feira (6) a criação, pela ...

Veja mais
Por unanimidade, Cade aprova venda da Garoto para Nestlé após 20 anos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta (7/6),...

Veja mais
Anvisa orienta empresas sobre recolhimento voluntário de alimentos

Webinar será realizado no dia 15/6, às 15h.   A Anvisa irá realizar um semin&aacut...

Veja mais
Página de Repetitivos e IACs Anotados destaca julgados sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repe...

Veja mais
Beneficiário da justiça gratuita não deve pagar honorários sucumbenciais, decide a 9ª Turma

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) reformou a sentença que havia cond...

Veja mais
Anvisa não terá atendimento presencial nos dias 8 e 9 de junho

Central de Atendimento funcionará normalmente das 7h30 às 19h30, pelo telefone 0800 642 9782.   A A...

Veja mais