TJRJ disponibiliza, gratuitamente, certidões de distribuição de processos judiciais

Leia em 2min 40s

CGJ faz alerta sobre sites privados que cobram pela emissão e entrega dos documentos

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), disponibiliza, gratuitamente, as certidões de distribuição de processos judiciais cíveis, criminais e fazendários em todo o estado. Essas certidões servem para informar sobre a existência ou inexistência de processos no nome pesquisado e costumam ser exigidas para formalização de contratos de compra e venda, locação, em processos de licitação, concorrência, para empréstimos e em concursos públicos, entre outros. Há sites privados (como, por exemplo, o ecartoriodobrasil.com, documentonobrasil.com.br, centraldascertidoes.com.br e e-cartoriodorj.com.br) que disponibilizam estes documentos, porém cobram pela sua expedição e envio e não têm qualquer relação com o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.  

 

“Qualquer pessoa pode requerer a emissão de certidão de distribuição de processos judiciais cíveis, criminais e fazendários das comarcas do Estado do Rio de Janeiro, no site do TJRJ - Portal Extrajudicial, sem custo. Não há parceria e nem convênio da CGJ com outros sites para a prestação deste serviço”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio.

 

O requerimento para a emissão das certidões pela CGJ pode ser feito, de forma gratuita, clicando aqui.

As certidões são expedidas de forma eletrônica e têm prazo de validade de 90 (noventa) dias. O formato eletrônico utiliza o Código Identificador de Certidão - CIC, que possibilita a consulta e validação do documento na página do TJRJ e permite sua utilização, sem a necessidade de nova emissão, dentro do prazo de validade. 

 

Para obter o documento desejado, o usuário deverá preencher o requerimento eletrônico e, no prazo legal de até 8 (oito) dias, receberá a certidão por meio do endereço eletrônico informado. Após o recebimento, o usuário poderá visualizar e validar a certidão, sem necessidade de se deslocar até o cartório respectivo. 

 

O CIC contido na certidão poderá ser validado na página de consulta de Selos/CIC do Portal Extrajudicial da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, digitando seu número e a sequência aleatória em http://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/consultaselo/

 

O formulário de requerimento de certidão pode ser acessado diretamente na página inicial do TJRJ ou no Portal Extrajudicial da CGJ - http://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/certidao/

 

O TJRJ passou a emitir, gratuitamente, as certidões de distribuição de processos judiciais em todas as comarcas do estado (incluindo Capital, Niterói e Campos dos Goytacazes), em agosto deste ano, a partir de uma determinação da então presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, neste sentido. A decisão foi proferida nos autos da Reclamação para Garantia das Decisões (RGD) 0002154-83.2021.2.00.0000. De acordo com o Provimento CGJ Nº 55/2023, publicado no Diário da Justiça Eletrônico em 30 de outubro deste ano, “as certidões de distribuição de feitos judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro somente serão requeridas ou requisitadas por meio do formulário próprio existente no portal institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”.

 

MB

 

Fonte: TJRJ – 07/12/2023


Veja também

TRF3 opera em regime de plantão no dia 8 de dezembro

Confira os canais de atendimento   Não haverá expediente no Tribunal Regional Federal da 3ª Re...

Veja mais
TJRS – Judiciário gaúcho faz feriado nesta sexta-feira, Dia da Justiça

O atendimento no Judiciário gaúcho - Tribunal de Justiça e Foros das Comarcas da Capital e do Inter...

Veja mais
TJSC – Poder Judiciário de Santa Catarina não terá expediente nesta sexta, Dia da Justiça

O Poder Judiciário de Santa Catarina não terá expediente nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, data...

Veja mais
Resolução aprova o Programa de Metas para Refrigeradores e Congeladores

  RESOLUÇÃO Nº 2, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023   Aprova o Programa de Metas para Refrigerad...

Veja mais
PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024

  Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas   Com a possibilidade de permitir...

Veja mais
Reforma tributária deve ser votada na semana que vem, diz relator

"A gente vai ver é o que pode ser suprimido no texto sem que isso comprometa a reforma”, disse   O r...

Veja mais
Anvisa divulga resultados do monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

  Avaliação abrange os ciclos de 2018/2019 e 2022. Alimentos foram coletados nos supermercados de to...

Veja mais
Lei municipal não pode obrigar shoppings centers a implantar atendimento de emergência, decide STF

Por maioria, a Corte invalidou leis do município de São Paulo por afronta à livre iniciativa e &agr...

Veja mais
Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana   O governo federal vai ...

Veja mais