Nova página facilita acompanhamento de recursos repetitivos no TST

Leia em 2min

Tribunal tem adotado medidas para aumentar a segurança jurídica e a isonomia, com a consolidação de entendimentos uniformes

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou nesta quarta-feira (26) uma página atualizada com todas as teses jurídicas fixadas em precedentes vinculantes e com os temas afetados ao rito dos recursos de revista repetitivos (IRR).

Além de reunir todo o conteúdo em um único espaço, a página facilita a consulta aos precedentes vinculantes do TST. Os usuários podem identificar a tese jurídica em incidentes de recursos de revista repetitivos já julgados, a questão jurídica afetada e os processos representativos das controvérsias (casos a partir dos quais o TST decidiu sobre os diferentes temas). Quanto aos temas afetados (ainda em andamento) é possível consultar a questão jurídica afetada com o processo representativo, bem como as informações sobre eventual suspensão de processos por determinação do relator.

As informações são organizadas pela Secretaria de Gestão de Precedentes do Tribunal.

Acesse a página de Recursos de Revista Repetitivos 

Atuação para fortalecer a segurança jurídica

Desde o ano passado, o TST tem adotado uma série de medidas para fortalecer a atuação do Tribunal como Corte de precedentes e, assim, aumentar a segurança jurídica em matéria trabalhista, reforçando a isonomia, a eficiência e otimizando os esforços do Tribunal. Entre essas medidas estão alterações em normativos e a adoção de julgamento pelo sistema de reafirmação da jurisprudência do TST. 

Por meio dessa iniciativa, o Tribunal Pleno - composto por todos os ministros do TST - reafirma teses jurídicas em temas que já foram objeto de debate e julgamento nas oito turmas do Tribunal, com entendimento uniforme entre elas. “Isso nos dá a certeza de que o debate qualificado em torno da questão jurídica já foi previamente realizado, amadurecido e consolidado, com a participação ampla e ativa de vários agentes da sociedade, nos processos individuais que tramitam e tramitaram no tribunal”, afirma o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

O último julgamento do Tribunal Pleno ocorreu em 24/3/2025, e, embora as teses jurídicas estejam ainda em ajuste de redação para publicação, já é possível conhecer os temas que foram objeto de reafirmação e as questões jurídicas relacionadas com os processos afetados para uniformização da jurisprudência no link indicado acima. 

Até o início da atual gestão, em outubro do ano passado, o Tribunal Superior do Trabalho havia afetado 25 temas de recurso de revista repetitivo, além dos processos em IRDR, IAC e ARGING. Atualmente, o TST tem 117 temas, evidenciando todo o esforço do Tribunal para um novo momento voltado para a pacificação das matérias trabalhistas no Judiciário trabalhista.

Fonte: TST – 27/03/2025


Veja também

Receita publica Instrução Normativa e Ato Declaratório que dispõem sobre o Adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

A Receita Federal editou a Instrução Normativa RFB nº 2.259, de 2025, e o Ato Declaratório Executivo Cosit nº 1, de...

Veja mais
TRT 2ª Região – Nova versão do Aplicativo JTe está disponível

Após um período de indisponibilidade para atualização, ocorrido na última terça (25/3), a nova versão do aplicati...

Veja mais
Projeto amplia lista de informações necessárias na carteira de motorista

O Projeto de Lei 4924/24 amplia a quantidade de informações que devem constar na Carteira Nacional de Habilitação (C...

Veja mais
TRT-MG afasta multa do artigo 477 da CLT em caso de falecimento de empregado

Os julgadores da Oitava Turma do TRT-MG, por unanimidade, excluíram a condenação de uma empresa de pagar ao espólio ...

Veja mais
Em meio a greve, juiz reitera prazo máximo de oito dias para desembaraço aduaneiro

As atividades fiscais voltadas ao controle aduaneiro se classificam como essenciais e não podem ter alterações signif...

Veja mais
Projeto limita horário para envio de intimação judicial eletrônica

O Projeto de Lei 4603/24 determina que as intimações por meio eletrônico (e-mails, aplicativo de mensagem instantâne...

Veja mais
TRT 1ª Região – Atenção! A partir de 1º/4, acesso ao PJe será feito apenas pela Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) informa que, a partir de 1º/4, o acesso ao sistema Processo J...

Veja mais
Formas de acelerar o trâmite processual é tema de webinar na Justiça do DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio de sua Escola de Formação Judiciária ...

Veja mais
Anvisa promove evento sobre o novo marco regulatório para alimentos e embalagens

A Anvisa irá realizar, no dia 14 de abril de 2025, às 14h, o evento "Implementação do Novo Marco Regulatório ...

Veja mais