Formas de acelerar o trâmite processual é tema de webinar na Justiça do DF

Leia em 2min

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio de sua Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), promoverá o webinar “Eficiência na classificação inicial: como acelerar o trâmite processual”, no dia 28 de março, das 8h30 às 11h30, por meio da plataforma Teams e com transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube.

O objetivo da ação educacional é capacitar os participantes a classificarem corretamente os processos judiciais eletrônicos conforme as regras das Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário, para a correta identificação, tramitação e baixa dos processos judiciais. Isso, consequentemente, proporcionará transparência e agilidade no trâmite processual, além de otimizar, dentre outros, a consulta processual, a emissão de guia de custas, a emissão de certidão de distribuição e a preservação digital.

O webinar é voltado para pessoas responsáveis pela distribuição de processos judiciais, como advogados, defensores públicos, representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), representantes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), pessoas de Tribunais de Justiça Estaduais de Juízos deprecantes, bem como magistrados e servidores do TJDFT.

A ação terá como docentes o juiz auxiliar da Corregedoria do TJDFT Caio Brucoli; a juíza auxiliar da 2.ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Garcia Guedes; a juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ana Lúcia Andrade de Aguiar; a coordenadora do Núcleo Permanente das Tabelas Processuais Unificadas da 1.ª Instância do TJDFT, Josilene Feitoza da Silva; e a gestora do Núcleo de Estatísticas da 2.ª Instância do TJDFT, Mariana Marçal Rocha da Silva.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27/3, às 19h. Faça aqui sua inscrição. Atenção! A inscrição para público externo agora deverá ser realizada via login do GOV.BR. Caso ainda não tenha configurado o múltiplo fator (MFA) na sua conta GOV.BR, consulte as seguintes documentações: Como ativar a verificação em duas etapas? e Como aumentar o nível de segurança da conta Gov.br?

Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário

As Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário foram instituídas pela Resolução n. 46/2007, modificada pela Resolução n. 326/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Elas foram criadas com o intuito de uniformizar taxonômica e terminologicamente os processos judiciais, mediante a classificação do procedimento de tramitação processual por meio da classe, do objeto da ação por meio do assunto, além do registro da movimentação processual e dos tipos de documentos.

Fonte: TJDFT

Fonte: Agência CNJ de Notícias – 25/03/2025


Veja também

Em meio a greve, juiz reitera prazo máximo de oito dias para desembaraço aduaneiro

As atividades fiscais voltadas ao controle aduaneiro se classificam como essenciais e não podem ter alterações signif...

Veja mais
Projeto limita horário para envio de intimação judicial eletrônica

O Projeto de Lei 4603/24 determina que as intimações por meio eletrônico (e-mails, aplicativo de mensagem instantâne...

Veja mais
TRT 1ª Região – Atenção! A partir de 1º/4, acesso ao PJe será feito apenas pela Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) informa que, a partir de 1º/4, o acesso ao sistema Processo J...

Veja mais
Anvisa promove evento sobre o novo marco regulatório para alimentos e embalagens

A Anvisa irá realizar, no dia 14 de abril de 2025, às 14h, o evento "Implementação do Novo Marco Regulatório ...

Veja mais
TST reafirma jurisprudência em novos temas e cria novos incidentes de recursos repetitivos

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em sessão realizada nesta segunda-feira (24), fixou teses jurídicas em novos...

Veja mais
Isenção de ICMS alcança todas as fases do processo de exportação, diz STJ

A isenção da cobrança de o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prevista em lei operações...

Veja mais
Justiça decide que trabalhador que agiu com má-fé não pode se beneficiar com a justiça gratuita

Só pode ser beneficiado com a justiça gratuita quem cumpre o dever ético de lealdade processual. Com esse entendiment...

Veja mais
Veja os fatores de conversão de Preço de Fábrica e Preço Máximo ao Consumidor para novas alíquotas do ICMS

Divulga os fatores de conversão de Preço Fábrica e Preço Máximo ao Consumidor referen...

Veja mais
TST – PJe ficará indisponível no próximo fim de semana

Em razão da entrada em produção da nova versão do PJe do Tribunal Superior do Trabalho, o sistema estará indisponí...

Veja mais