O governo de São Paulo lançou ontem o novo sistema da Junta Comercial do Estado de São Paulo - órgão vinculado à Secretaria da Fazenda - para simplificar e facilitar o acesso às informações e serviços da entidade. Batizada de Jucesp Online, a novidade permite o acesso, via internet, a fichas e documentos de mais de 5,4 milhões de empresas paulistas.
"Qualquer cidadão vai poder saber com toda transparência tudo o que se refere ao demais cidadãos no aspecto da sua atividade comercial. Além disso, vai ter acesso a informações sobre as empresas que lhes interessar", afirmou o governador Alberto Goldman (PSDB).
A Jucesp Online pode ser acessada de forma rápida e segura por qualquer cidadão por meio do endereço eletrônico www.jucesp.fazenda.sp.gov.br. O novo sistema garante acesso a documentos e fichas cadastrais sem que o interessado precise comparecer a uma das unidades da Junta Comercial.
"Pelo escritório, ou mesmo de sua casa, por meio da internet, o usuário tem acesso a pesquisas e impressão certificada de documentos", ressaltou o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa.
Além de facilitar a vida dos empresários, contadores, advogados e demais usuários da Jucesp, o novo sistema permitiu ao órgão aperfeiçoar os serviços internos de documentação e o atendimento presencial. Com a Jucesp Online, mais de 30% da força de trabalho, que antes realizava serviços que agora passam a ser oferecidos on-line, foi realocada.
"Assim, aprimoramos a prestação de serviço aos cidadãos em todas as frentes de atendimento", afirmou presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Valdir Saviolli.
O novo sistema também possibilita maior economia aos usuários, uma vez que a emissão on-line de fichas cadastrais, certidões e imagens digitais passa a ser gratuita. Por meio da Jucesp Online é possível ainda solicitar e agendar serviços presenciais em uma das unidades da Junta.
Documentos que demandam análises e intervenções internas dos funcionários da Junta Comercial, entre eles certidões específicas com teor solicitado e requisição de cópia digital de documento, entretanto, ainda estão sujeitos a tarifação.
Um dos destaques da Jucesp Online é a pesquisa de empresas por região. Por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, é possível procurar indústrias ou estabelecimentos comerciais em todo o estado, refinando a pesquisa por cidade, região, bairro ou rua. Assim, empresários ou investidores interessados em abrir um negócio poderão fazer um mapeamento da concorrência ou pesquisar estabelecimentos similares, fornecedores ou serviços em sua região.
Site
Para hospedar as novas funcionalidades da Jucesp Online, a Junta Comercial reformulou simultaneamente seu site. A fim de garantir toda a segurança e confiabilidade dos dados, a partir de agora todos os documentos emitidos por meio da internet terão assinatura digital e selo cronológico, conferindo autenticidade, integridade e confidencialidade às transações eletrônicas, impedindo também qualquer fraude.
O governo do estado investiu cerca de R$ 3 milhões no desenvolvimento da estrutura da Jucesp Online.
A Junta colocou em prática várias ações complementares para estruturar o novo modelo de atendimento. A principal delas é a digitalização de todo o acervo de documentos.
Para o usuário ter acesso gratuito a alguns dos novos serviços da Jucesp Online será necessário possuir um cadastro de usuário com login e senha de acesso ao sistema. No entanto, para facilitar a vida do cidadão, a Jucesp decidiu utilizar o cadastro já existente na Secretaria da Fazenda para o programa Nota Fiscal Paulista.
Veículo: DCI