Governo estuda reduzir PIS/Cofins

Leia em 2min 10s

O ministro interino da Agricultura, Silas Brasileiro, afirmou ontem que há uma discussão no governo sobre a redução da cobrança de PIS e Cofins incidentes sobre a cadeia das carnes. A idéia, segundo ele, é reduzir a tributação sobre as exportações para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior, no momento em que a crise financeira internacional pode dificultar as exportações de produtos agropecuários.

 

Atualmente, a tarifa do PIS/Cofins está em 9,25%. De acordo com Brasileiro, a idéia do governo é reduzir a alíquota para 4,75%, mas o assunto está sendo tratado no Ministério da Fazenda. Para o mercado interno, a idéia é isentar o setor de carnes dessa cobrança, o que reduziria os preços e elevaria o consumo. Segundo ele, essa medida seria "compensatória" para o setor diante do agravamento da crise internacional.

 

O ministro interino disse que a idéia do governo de liberar compulsórios para agricultora e de ampliar a chamada exigibilidade bancária é permitir uma oferta de recursos a custos mais baixos para os agricultores. A lei determina que 25% dos depósitos a vista e 65% dos depósitos da poupança rural sejam aplicados na agricultura. Os recursos da exigibilidade são oferecidos aos agricultores com taxas de juros de 6,25% ao ano.

 

Pouco depois de participar de uma cerimônia para assinatura de três acordos de cooperação entre o Ministério da Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Brasileiro disse que, apesar das medidas estudadas na área tributária, o Brasil não terá "dificuldades para vender o que produz".

 

O ministro interino disse também que a oferta de insumos agrícolas já é maior. Para ele, a crise que começou nos Estados Unidos e contamina a economia de outros países "não é duradoura, é passageira". "A crise vai ser debelada de forma rápida", disse.

 

Segundo Silas, as medidas que estão sendo estudadas pelo governo tem o objetivo de assegurar que as metas do País sejam cumpridas. "O que se está fazendo no Brasil é se precaver de ações que possam, no futuro, comprometer as nossas metas", disse. Ele disse ainda que apesar da turbulência internacional a situação no Brasil não é tão ruim devido às reservas que o País tem. "Não vamos ficar ilesos, mas estamos em uma faixa de equilíbrio", afirmou. Para ele, as empresas que tradicionalmente financiam a produção agrícola voltarão a oferecer crédito para os agricultores.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Julgamento sobre uso de créditos de IPI é suspenso

O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu ontem um voto favorável ao uso de cré...

Veja mais
Empresas erram até a favor do fisco

Erros cometidos pelos departamentos fiscais das empresas fazem parte da rotina da maior parte das companhias, diante do ...

Veja mais
Mudança tributária facilita vida das micros

Regime que entra em vigor em janeiro permitirá que empresas paguem imposto só quando receberem pela venda ...

Veja mais
Marco regulatório

Seme Arone Junior, presidente da Associação Brasileira de Estágio (Abres), ressalta a importâ...

Veja mais
Justiça nega cobrança de INSS sobre PLRs e anula autuações

Empresas largaram na frente na briga com o fisco em torno dos programas de participação nos lucros e resul...

Veja mais
Governo quer excluir empresas com débitos

O prazo final para que as micro e pequenas empresas regularizem seus débitos junto ao Fisco, para que não ...

Veja mais
Empresa que reduzir índice de acidente de trabalho pagará menos à Previdência

As empresas que baixarem os índices de acidentes de trabalho vão ser beneficiadas, a partir de janeiro de ...

Veja mais
Redução de acidentes gera menor alíquota

As empresas que baixarem os índices de acidentes de trabalho vão ser beneficiadas, a partir de janeiro de ...

Veja mais
Justiça condena empregados que entram com ações de má-fé

O perfil protecionista da Justiça Trabalhista tem sido usado, muitas vezes, como ferramenta para trabalhadores re...

Veja mais