Varejistas enxergam oportunidade

Leia em 2min 20s

Os seguros massificados significam hoje, aproximadamente, R$ 6 bilhões e envolvem 50 milhões de brasileiros. Conta Acacio Queiroz, presidente e CEO da Chubb Seguros Brasil, que a largada para esse segmento foi dada pela Cia. Paulista de Força e Luz (CPFL) quando fez uso da fatura carona, oferecendo ao consumidor uma apólice contra danos elétricos. Nessa época, Queiroz trabalhava na Ace Seguradora e fez parceria com a corretora Aon, ambas americanas. "Cometemos alguns erros no início", diz, "pois não detalhamos a origem dos danos e perdemos dinheiro no começo. Caía um raio em Americana, queimava a televisão em Campinas e o segurado queria a indenização. Em duas semanas perdemos uns 50 aparelhos de TV", conta bem-humorado.

 

Hoje, tem seguro para quase tudo. "Não há limites", garante o CEO da Chubb. "Você pode fazer seguro de um par de tênis ou de um óculos." Esse entusiasmo de Queiroz se baseia na migração de 39 milhões de brasileiros das classes D e E para as classes C e D.

 

Fundada em 1998, a Garantec é líder do mercado brasileiro de garantia estendida. A empresa faz parte do grupo Itaú Unibanco e possui parceria com a Whirlpool (marcas Brastemp e Cônsul). Neste ano, de acordo com dados da Susep, o total de prêmios arrecadados pela Garantec cresceu 50% até julho em relação ao mesmo período de 2009. "A nossa intenção é reforçar a ideia de que, ao apresentar o seguro garantia estendida aos clientes, os varejistas oferecem um serviço diferenciado e de qualidade, agregando valor ao produto", afirma André Rutowitsch, diretor da Garantec.

 

Um dos exemplos de crescimento do interesse do varejo pelo seguro massificado é dado pela rede fluminense Casa&Vídeo. Em junho deste ano, lançou seu cartão em parceria com a Classic Corretora e com a seguradora inglesa Royal & SunAlliance. "Lançamos dois seguros e um sorteio", anuncia o gerente de serviços e produtos financeiros, Carlos Gomes. "Um contra perda e roubo e outro contra o desemprego", explica. O primeiro com limite de R$ 400 e o segundo de até R$ 300 sobre o saldo devedor. "E tem como atração o sorteio mensal de R$ 5 mil."

 

A Vivo também entrou no mercado de seguros massificados. Em fase piloto nos Estados de Sergipe e Bahia, o cartão "Recarga com Seguro" custa R$ 15 - R$ 12 referentes à recarga de créditos para o celular pré-pago e R$ 3 relativos à compra do seguro válido por 30 dias. "Conseguimos levar mais estabilidade e segurança àqueles consumidores que não tinham condições de contratar um seguro", diz Maurício Romão, diretor de produtos e serviços financeiros da Vivo.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Serasa cria índice de fraudes aplicadas por consumidores

Indicador mede tentativas de golpe envolvendo pessoa física no mercado   Fraudes na tomada de crédi...

Veja mais
Nova regra de cartão limita dívida

CMN define em 15% valor mínimo a ser pago quando consumidor optar pelo parcelamento; medida visa a reduzir endivi...

Veja mais
Regra de cartões afeta receita de serviços

Ao disciplinar as tarifas de cartões de crédito com vias a proteger o consumidor, o Conselho Monetá...

Veja mais
Arrecadação de IR sobre o trabalho bate inflação

Receita não tem plano de correção da tabela   A arrecadação de Imposto de Rend...

Veja mais
Procon aperta o cerco e empresas entram em alerta

Uma mudança na forma de agir da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de S&atil...

Veja mais
Consumidor tem novos meios de reclamação contra cartões

Com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento do setor de meios eletrônicos de pagamento com os órg...

Veja mais
Justiça confirma diferencial de ICMS para optante do Simples

As empresas que optarem pelo pagamento de seus tributos pelo Simples Nacional, regime simplificado de pagamento de tribu...

Veja mais
Carga tributária do país é a mais alta entre os Bric

Problema maior é a má qualidade do uso dos recursos arrecadados.   O Brasil é o país ...

Veja mais
Código, Ipem-SP e as agências reguladoras

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 20 anos de publicação em 2010, preconiza o re...

Veja mais