Pandemia: CNJ aprimora hipóteses de suspensão dos prazos processuais

Leia em 2min 40s

A medida leva em consideração, entre outras circunstâncias, um ofício da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, que pugnou por tal alteração.

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, durante a 332ª Sessão Ordinária, a Resolução CNJ 397/2021, que altera a Resolução CNJ 322/2020 para aprimorar a regulamentação da hipótese de suspensão dos prazos processuais por força da pandemia de Covid-19. A medida leva em consideração, entre outras circunstâncias, um ofício da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, que pugnou por tal alteração.

 

Atendimento virtual e suspensão de prazos

A alteração assegura o atendimento virtual aos advogados por meio do Balcão Virtual (Resolução CNJ 372/2021), possibilitando registro do interesse do advogado em ser atendido de forma virtual pelo magistrado e resguardando a resposta sobre o atendimento, além de estabelecer o atendimento presencial apenas quando estritamente necessário.

 

Em relação à suspensão dos prazos processuais, o normativo estabelece que é necessário justificação adequada, com exposição das circunstâncias locais e do ato da autoridade estadual ou municipal correlata que inviabilizam a regular fluência, devendo ser comunicada ao CNJ. Além disso, tal suspensão não impede a realização de atos telepresenciais, como audiências ou sessões de julgamento, cabendo ao magistrado competente decidir sobre sua suspensão, diante das peculiaridades de cada caso concreto e de eventual requerimento fundamentado das partes.

 

Por fim, a ausência de ato normativo editado pelo tribunal local, determinando a suspensão de prazos processuais, não impede a verificação pelo juiz competente acerca da necessidade de tal suspensão no caso concreto, também à luz de suas peculiaridades e de eventual requerimento fundamentado das partes.

 

Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

Em ofício encaminhado ao CNJ, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou as inúmeras ferramentas virtuais que surgiram para possibilitar a prática de atos processuais e a continuidade da prestação jurisdicional, como o Balcão virtual, o Juízo 100% digital, e a Resolução 354/2020, que prevê audiências virtuais em caso de indisponibilidade temporária do foro, calamidade pública ou força maior. “Não se pode prejudicar o direito ao acesso à justiça da parte que, necessitando do pronunciamento jurisdicional em determinada questão, se vê privada da prática de tais atos, por meio da suspensão de prazos e paralisação de atos que poderiam ser praticados, sem empecilhos, pelo meio virtual”, reforçou.

 

Considerações

Durante a 332ª sessão do Conselho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, explicou que o ato visa providenciar um atendimento aos advogados por meio do Balcão Virtual e que a medida restabelece os prazos e a suspensão deste para atos que não podem ser realizados no momento. “Recomendamos que não haja uma suspensão injustificada de todos os trabalhos e o fechamento dos tribunais sem que eles tenham instrumentos para atender aos advogados”, completou.

 

No voto do ato que alterou a Resolução 322/2020, o magistrado destacou ainda que “não é qualquer medida sanitária restritiva que deve justificar a suspensão de prazos processuais”, disse. “A suspensão dos prazos processuais pelos tribunais não impede, necessariamente, a realização de atos telepresenciais, como audiências ou sessões de julgamento”, concluiu.

 

(VC/AJ)

 

Fonte: CSJT – 11/06/2021


Veja também

Proposta exige que fornecedores tenham cadastro na internet para facilitar contato dos consumidores

Cadastro deverá ser feito em portal da internet mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministé...

Veja mais
ANS submete à consulta pública proposta para notificação por inadimplência

CONSULTA PÚBLICA Nº 88, DE 11 DE JUNHO DE 2021   A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de S...

Veja mais
STF referenda suspensão de normas que regulamentam imposto sobre heranças e doações do exterior

A Corte entendeu que a suspensão de dispositivos de leis estaduais do MA, de RO e do RJ visa impedir afronta &agr...

Veja mais
Governo assina acordos que podem fechar lixões e despoluir rios

  Ministério do Meio Ambiente lidera as parcerias   A despoluição de rios, a log&iacut...

Veja mais
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve registrar aumento real de 11,8%

  As lavouras e a pecuária obtiveram o mais elevado valor em 32 anos   O Valor Bruto da Produç...

Veja mais
Comissão debate proposta que prorroga incentivos de ICMS concedidos ao comércio

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza audiência p&...

Veja mais
Comissão aprova projeto com regras de descarte de medicamentos

Proposta pretende evitar que produtos sejam jogados no lixo comum ou na rede pública de esgoto   A Comiss&...

Veja mais
Lei garante isenção de tributação em pagamento de serviços ambientais

Valores recebidos em pagamento por serviços ambientais ficarão isentos de tributação, confor...

Veja mais
PORTARIA INMETRO Nº 249, DE 9 DE JUNHO DE 2021

Aprova o Regulamento Técnico Metrológico consolidado que estabelece a forma de expressar a indicaç&...

Veja mais