Governo finaliza programa de incentivo de redução de consumo elétrico

Leia em 2min 50s

 

Em pronunciamento, ministro Bento Albuquerque, pediu tranquilidade

 

O governo está finalizando um programa voluntário para incentivar a redução do consumo de energia por indústrias, anunciou há pouco o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele pediu que a população reduza o consumo de água e de eletricidade para enfrentar a crise hídrica que ameaça os reservatórios brasileiros, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

 

“Em parceria com a indústria, estamos finalizando o desenho de um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do país”, disse o ministro.

 

Apesar da indústria, Bento Albuquerque anunciou que as redes sociais do Ministério de Minas e Energia compartilhará orientações sobre a melhor maneira de poupar água e energia elétrica. Segundo ele, será necessário o engajamento de todos os setores da sociedade para evitar a escassez de energia e diminuir o custo da energia gerada.

 

“Essas medidas são essenciais, mas para aumentar nossa segurança energética, é fundamental que, além dos setores do comércio, de serviços e da indústria, a sociedade brasileira, todo cidadão-consumidor, participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica”, ressaltou.

 

O ministro também citou a medida provisória (MP) publicada hoje no Diário Oficial da União, que, institui a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, que tem entre as atribuições a definição de diretrizes obrigatórias para estabelecer limites de uso, armazenamento e vazão das usinas hidrelétricas e outras medida mitigadoras do baixo volume dos reservatórios. Nas palavras dele, a MP fortalece “a governança do processo decisório neste momento de crise hídrica”. 

 

Frentes de atuação

De acordo com Bento Albuquerque, o governo vem atuando em várias frentes, desde o ano passado, desde que a crise hídrica se agravou. “Além de monitorar o setor elétrico 24 horas por dia, montamos uma estrutura de governança para coordenar, com rapidez e segurança, as ações dos vários órgãos envolvidos no enfrentamento do atual cenário de escassez hidroenergética”, declarou.

 

Apesar de o país enfrentar uma das piores secas da história, com o maior déficit hídrico dos últimos 91 anos, nas palavras do ministro, Bento Albuquerque disse que o sistema elétrico brasileiro evoluiu em relação ao último racionamento de energia, em 2001.

 

“Precisamos deixar claro que o sistema elétrico brasileiro evoluiu muito nos últimos anos. Conseguimos avanços históricos, interligando o sistema em escala nacional e duplicando as linhas de transmissão. Ao mesmo tempo reduzimos nossa dependência das usinas hidrelétricas de 85% para 61%, com a expansão das usinas de fontes limpas e renováveis, como eólica, solar e biomassa, além de termelétricas a gás natural e nucleares”, enumerou Bento Albuquerque.

 

No fim do pronunciamento, o ministro pediu calma à população. “É com serenidade, portanto, que tranquilizamos a todos. Estamos certos de que, juntos, superaremos esse período desafiador e transitório”, concluiu.

 

Edição: Aline Leal

 

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Fonte: Agência Brasil – 28/06/2021

 

 


Veja também

Portaria eleva valor para julgamentos em sessões não presenciais pelo Carf

PORTARIA ME Nº 7.406, DE 28 DE JUNHO DE 2021   Eleva, temporariamente, o limite de valor para julgamentos de...

Veja mais
Receita Federal revoga mais nove Instruções Normativas em desuso

Para atender ao disposto no Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019 e à política de transpar&eci...

Veja mais
EMPRESA PODE COMPROVAR FORNECIMENTO DE EPI POR MEIO DE TESTEMUNHA

Segundo a 12ª Turma do TRT da 2ª Região, o fornecimento de Equipamento de Proteção Indivi...

Veja mais
Governo entrega 2ª fase da Reforma Tributária ao Congresso Nacional

  O projeto trata da reforma do Imposto de Renda para Pessoas Físicas, empresas e investimentos   O ...

Veja mais
ISS incide na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta

  Para o Plenário, permitir o abatimento exige edição de lei específica, por reduzir a...

Veja mais
DECISÃO: É constitucional a majoração das alíquotas do PIS e da COFINS sobre as receitas financeiras auferidas pelas empresas

Em decisão unânime, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou prov...

Veja mais
Receita Federal amplia prazo de dispensa de autenticação documental

A possibilidade de apresentar documentos em cópia simples foi estendida até 31 de dezembro de 2021. &nb...

Veja mais
Resolução ajusta preços de referência de produtos agrícolas

RESOLUÇÃO CMN Nº 4.922, DE 24 DE JUNHO DE 2021   Ajusta os preços de referência d...

Veja mais
Mais 106 mil trabalhadores receberão o benefício após nova análise de dados

  Quem foi considerado elegível no novo lote e que faz aniversário de janeiro a julho receberá...

Veja mais