Histórico

Leia em 2min 50s

 

De acordo com o MPF, a Polícia Ambiental realizou, em julho de 2004, uma ampla vistoria na localidade da Costa da Lagoa, para verificar a existência de construções irregulares.

 

Entre outras obras, foi constatada uma edificação na estrada geral, composta por uma residência com 42 metros quadrados a menos de 30 metros das margens da Lagoa da Conceição.

 

Os fiscais ambientais emitiram um termo circunstanciado de ocorrência ambiental, que integrou a seguir um inquérito civil e a Ação Civil Pública proposta em setembro de 2005.

 

Processo 2005.72.00.010076-0

Revista Consultor Jurídico, 7 de agosto de 2008

 

Com dois vetos, sancionada a lei que dispõe sobre a Inviolabilidade do Escritório e Instrumentos de Trabalho do Advogado

O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou na noite de ontem (7), com vetos, o projeto de lei que blinda escritórios de Advocacia em investigações policiais no cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão. Ele acatou o parecer do Ministério da Justiça que sugeria o veto a dois parágrafos da proposta.

 

Foram vetados os parágrafos 5º e 8º que tratavam dos direitos do advogado, da inviolabilidade de seu escritório e de seus instrumentos de trabalho.

 

O parágrafo 5º aprovado pelo Congresso definia o que são instrumentos de trabalho dos advogados protegidos pela inviolabilidade: computadores, telefones, arquivos impressos e digitais. O parecer do Ministério da Justiça destacava que essa definição é alargada além do necessário, incluindo "documentos, objetos e mídias de som ou imagem, recebidos de clientes ou de terceiros".

 

Já o parágrafo 8º previa que a investigação se estendesse apenas aos instrumentos de trabalho privativos do advogado. Não atingiria, portanto, outros advogados empregados da empresa ou membros da sociedade. O governo vetou o parágrafo para que não seja impedida a busca de provas intencionalmente ocultadas em escritórios, ou até mesmo propositalmente estocadas em ambiente ou máquina utilizados por mais de um advogado.

 

Alencar - assessorado pelo gaúcho Tarso Genro para a definição dos vetos - sancionou o projeto porque o presidente Lula está em viagem oficial à China para acompanhar a abertura da Olimpíada de Pequim. Há 15 dias, durante reunião de coordenação política, o presidente recebeu apelo de vários ministros para vetar o projeto integralmente. Várias entidades de magistrados também se manifestaram formalmente contra o projeto.

 

No último dia 25 de julho, em Lisboa, Lula criticou publicamente o projeto informando que todos deveriam ser tratados da mesma forma perante a lei. "Acho que a lei no Brasil vale para todos; portanto, se ela vale para o presidente da República, vale para um jornalista, ela tem que valer para a OAB também", disse o presidente da Nação, durante visita à Embaixada do Brasil em Lisboa.

 

Ontem, no Rio de Janeiro, o ministro Tarso Genro (Justiça) confirmou a sanção da proposta e avaliou que "os vetos estão de acordo com o que defendia o presidente nacional da OAB, Cézar Britto".

 

Procurando justificar os vetos lançados por Alencar, o ministro da Justiça opinou que "os dois vetos que não tiram a centralidade da reivindicação da OAB".


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais