Cerca de 40% dos mais de 37 mil atendimentos realizados pelo Procon Porto Alegre são efetuados pela Internet. A crescente utilização dos serviços online do Procon reflete a grande procura por informações na página www.portoalegre.rs.gov.br/procon. Desde março de 2008, quando foi inaugurado, o Procon municipal registrou mais de 102 mil acessos ao site e aproximadamente 250 mil navegações.
O serviço de atendimento via Web do Procon Porto Alegre, vinculado à Secretaria Municipal de Produção Indústria e Comércio (Smic), é realizado por meio do formulário eletrônico, e também por e-mail. Juntas, as ferramentas colaboraram para a solução de mais de 15 mil conflitos de consumo encaminhados pela população da Capital. O atendimento pelo formulário eletrônico é um serviço inédito entre os 547 Procons do país, por estar à disposição na Internet a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana.
De acordo com o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, cresce a cada mês o número de reclamações que chegam pela Internet. “Este dado é positivo. Pela experiência de mais de um ano e meio de funcionamento do órgão percebemos que do total de atendimentos realizados na sede, em cerca de 50% dos casos não há a necessidade da presença física do consumidor”, afirma Ferri Júnior. Ele explica ainda que o formulário eletrônico foi implementado para atender a solicitações de consumidores que não podem comparecer à sede do Procon por impedimentos diversos. ”Muitas pessoas trabalham durante o nosso horário de funcionamento”, acrescenta.
Funcionalidades - O serviço eletrônico funciona por meio de um formulário que permite, além de solicitação de informações, o envio de queixas contra fornecedores de produtos e serviços. O aplicativo possibilita aos funcionários do Procon o recebimento de notas fiscais, orçamentos, recibos e contratos de forma digitalizada.
Os problemas enfrentados pelos consumidores são resolvidos no prazo de um a três dias úteis, período no qual os profissionais da área de Direito do Consumidor do órgão dão retorno ao público, por e-mail ou por telefone, sobre os procedimentos adotados. “O serviço online não foi criado com o objetivo de substituir o atendimento presencial no Procon e sim para se constituir em mais um canal de acesso à defesa do consumidor na cidade”, destaca o titular da Smic, Idenir Cecchim.
No site os internautas podem acessar também a legislação sobre defesa do consumidor bem como publicações eletrônicas como os Manuais do Lojista e do Consumidor Consciente. A homepage também oferece conexão com links de outras instituições e também traz notícias sobre eventos, dicas sobre relação de consumo, pesquisa de preços, além do relatório de atendimentos realizados, entre outras informações.
Fonte: PMPA