O papel dos supermercados na preservação ambiental e na conscientização dos clientes é o tema central do IV Congresso Panamericano de Supermercados, que iniciou neste sábado (21) no Hotel Serra Azul, em Gramado/RS. Até amanhã, o evento realizado pela Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) reúne 250 empresários, fornecedores e especialistas do segmento, além de ministros do meio-ambiente e autoridades de 18 países da América e dos 27 estados brasileiros.
Na solenidade de abertura, o presidente da ALAS, João Carlos de Oliveira, deu as boas vindas aos congressistas afirmando que a entidade retornava às suas origens, já que foi fundada aqui no Brasil, em 1986, graças ao empenho de um grupo de visionários líderes de sete países da América Latina, tendo sido o brasileiro João Carlos Paes Mendonça, o primeiro presidente. Hoje, a entidade que tem sua sede no México, reúne 18 países do Continente e promove o desenvolvimento das associações nacionais, principalmente aquelas de países menos desenvolvidos. Nos últimos anos, lembrou o dirigente, uma das prioridades tem sido a capacitação do segmento e o debate de problemas pontuais, a exemplo do tema do último congresso, ocorrido na Guatemala, onde foi discutida a Crise de Alimentos. “Agora é a vez de debatermos a sustentabilidade”, disse Oliveira, já que este tema é abrangente e reúne aspectos sociais, econômicos e ambientais, englobando questões que influenciam nosso dia a dia. “Em 2009, 77% dos consumidores latino-americanos se preocuparam com o aquecimento global; este ano esse percentual já atingiu 92%, ou seja, quase a totalidade”, destacou. E o número de consumidores “verdes” já chega a 6% da população da América Latina e cresce continuamente, afirmou. A responsabilidade dos supermercados é fundamental nesse sentido, concluiu, dizendo que não foi por acaso a escolha de Gramado para sediar o Congresso, uma cidade que tem tudo a ver com a harmonia entre o meio-ambiente, as pessoas e uma economia sustentável. Convidado pela ALAS para falar neste sábado, o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, Édson Lupatini Júnior, anunciou durante o primeiro dia do Congresso a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério, com vistas ao incentivo de investimentos do setor supermercadista brasileiro no exterior, especialmente em outros países sul-americanos e no continente africano. “Queremos aproveitar a política de desenvolvimento produtivo brasileira e aumentar a integração com outros países. A presença comercial de supermercados do Brasil em outros países vai arrastar a exportação de serviços e de bens, principalmente na área alimentícia”, explicou o secretário. Segundo Lupatini, o convênio será assinado durante a 44ª Convenção Brasileira de Supermercados, a ser promovida pela Abras no dia 14 de setembro, em São Paulo. “Se as empresas multinacionais estrangeiras se instalam no Brasil, os supermercados brasileiros também podem expandir sua atuação para outros lugares. A presença do autosserviço do Brasil também promoveria o equilíbrio comercial entre os países”, disse. O IV Congresso Panamericano de Supermercados termina amanhã (22) em Gramado. Neste domingo, ministros, consultores e supermercadistas de países como México, Porto Rico, Bolívia e Alemanha vão debater no encontro o futuro das embalagens e a educação para um consumo consciente. A maior parte dos congressistas deverá permanecer no Rio Grande do Sul para participar da 29ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2010, marcada para os dias 24, 25 e 26 de agosto, em Porto Alegre.