No RS, ao contrário, raramente são reclamados
Um relatório divulgado pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon-BA) mostrou que os supermercados foram os estabelecimentos que mais receberam autos de infração no período pesquisado, com 19% das autuações. Produto com prazo de validade vencido, ou reetiquetado e irregularidades que colocam em risco a saúde dos consumidores são os principais motivos das punições.
Ainda assim, segundo o Procon, os supermercados são os que menos têm reclamações registradas no órgão, isso porque os consumidores não costumam comunicar quando encontram as irregularidades.
O Procon-BA alerta que, caso o consumidor tenha algum problema com o alimento que adquiriu e este não seja solucionado diretamente pelo fornecedor, ele deverá recorrer ao Procon-Ba, levando nota fiscal ou comprovante de compra; endereço e o nome do estabelecimento de compra; e, sempre que possível, o alimento ou a embalagem, pois ela contém os dados do produto e do fabricante.
Diferenças regionais
No estado do RS os supermercados raramente são reclamados nos órgãos de defesa do consumidor. São considerados ambientes absolutamente seguros para o consumidor, conforme estatísticas do SINDEC - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que pode ser acessado no link http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html
Fonte: Consumidor-RS (23.09.10)