Brasília, 08/11/2010 (MJ) – A Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa as principais operadoras da indústria de meios eletrônicos de pagamento do país, entrega nesta terça-feira (09) ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, um documento em que o setor se compromete a corrigir alguns problemas constantemente registrados nos Procons.
A solenidade de entrega acontece nesta terça-feira (09), às 11h, no edifício sede do Palácio da Justiça, em Brasília. O documento será entregue pelo diretor presidente da Abecs, Paulo Caffarelli, ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Segundo o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, os cartões de crédito foram responsáveis por 36,48% do total de reclamações da área de assuntos financeiros em 2009, sendo as mais recorrentes aquelas relacionadas a cobranças (74,32%).
A partir deste diagnóstico, o DPDC relacionou os fatores que mais dão causa à cobrança indevida na dinâmica do mercado de cartões e cobrou diretamente do setor as melhorias que espera-se constar agora no compromisso público.
“É importante que o mercado faça sua parte na proteção e defesa dos consumidores brasileiros”, ressalta a diretora substituta do DPDC, Juliana Pereira.
Fonte: Ministério da Justiça (08.11.10)