Brasília, 10/12/2010 (MJ) – O acordo celebrado entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê a implantação do Observatório de Crédito e Superendividamento do Consumidor.
O projeto é a consolidação de um longo trabalho de pesquisa realizado pela professora Claudia Lima Marques, precursora e uma das maiores especialistas sobre o tema do superendividamento no país.
Além de um grave problema social, o superendividamento também é nocivo para a economia. O fenômeno é complexo e exige respostas rápidas, tanto por parte da sociedade como por parte dos órgãos públicos, daí a importância dessa parceria inédita.
O Observatório tem como objetivos centrais diagnosticar os problemas do endividamento excessivo da população e estimular trocas de experiências que, posteriormente, vão servir de base para as políticas públicas do governo brasileiro, em especial do DPDC.
“A relação entre o Ministério da Justiça e a UFRGS já rendeu bons frutos este ano. No primeiro semestre, realizamos, em parceria, a Oficina do Superendividamento. E, há pouco tempo, lançamos um caderno de investigações científicas sobre o assunto, através da Escola Nacional de Defesa do Consumidor”, avalia a diretora do DPDC, Juliana Pereira. “O Observatório é uma iniciativa que consideramos fundamental para concretizar o trabalho sobre as conseqüências do superendividamento”, completa.
Fonte: Ministério da Justiça (13.12.10)