Pesquisa realizada pela University of British Columbia, no Canadá, analisou bandejas usadas nas praças de alimentação de shopping centers para descobrir o nível de contaminação por bactérias
Falta de higiene é um dos principais motivos para formação de bactérias em bandejas.
Comer fora de casa é um hábito frequente dos brasileiros. Mas os riscos com bactérias nesses estabelecimentos, no entanto, podem ser grandes para o consumidor, principalmente quando se trata de bandejas, um dilema em quase todos os restaurantes. Imagine então que o perigo pode estar também em um simples almoço na praça de alimentação de um shopping.
Uma pesquisa realizada pela University of British Columbia, no Canadá, analisou bandejas usadas nas praças de alimentação de shopping centers para descobrir o nível de contaminação por bactérias. Os cientistas recolherem amostras de três shoppings diferentes da cidade de Columbia. A equipe achou em algumas das bandejas a mesma quantidade de bactérias que podem ser colhidas em assentos de banheiros públicos.
Os cientistas alertaram para um fato preocupante: as bandejas também estavam contaminadas em grande quantidade pela bactéria Acinetobacter, que causa doença gastrointestinal e é altam ente resistente a antibióticos.
Para o professor de Vigilância Sanitária da FSP (Faculdade de Saúde Pública) da USP, Pedro Manoel Germano, as bactérias podem se formar no momento em que uma pessoa utiliza a bandeja com as mãos sujas, quando está resfriada ou até mesmo quando espira em cima do objeto. Por isso, o especialista acredita que a falta de higienização é um dos grandes motivos para a formação de bactérias. Mas lembra que não depende só do estabelecimento, quem está utilizando o objeto precisa fazer a sua parte.
"As pessoas que vão comer devem sempre lavar as mãos adequadamente antes de se servir. Em segundo lugar, as bandejas precisam passar pela higienização antes de ser reutilizadas pelos restaurantes. É importante a participação de todos".
Doenças
O professor alerta que a bactéria mais presente em bandejas é a Staphylococcus aureus, proveniente de saliva. "Essa bactéria está envolvida com doenças na garganta, no ouvido, nos olhos e também com intoxicações alimentares. Além dela, muitas vezes são encontrados coliformes fecais".
A atenção redobrada para o assunto é importante, afinal, uma infecção bacteriana é capaz de provocar náuseas, diarreia, dores de cabeça e, em casos extremos, até levar à morte.
Qual a melhor maneira de lavar uma bandeja?
O especialista ensina que a melhor forma é limpar todas as bandejas é com água corrente, e esfregar bem com uma esponja. Depois é preciso passar álcool no objeto para desinfetar.
Germano sugere ainda que o consumidor tente manter seus talheres e seus alimentos sem contato com a superfície da bandeja,para evitar o risco de contaminação com bactérias. "Só de uma batatinha frita encostar na bandeja, ela pode ser contaminada", afirma o professor.
A dica final é lembrar que a higiene é sempre a melhor prevenção.
Fonte: eBand Jornalismo
Autor: Márcia Garbin
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte.
Fonte ConsumidorRS (20/03/2011)