"Os bancos e você" dá dicas para escolher a instituição financeira, como usar seus serviços e se defender de práticas abusivas
No Dia Mundial no Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15/3) o Idec e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores) lançam o guia "Os bancos e você - Como se defender dos abusos dos bancos". O objetivo da publicação é ajudar os usuários a conhecerem melhor os seus direitos e acabar com o desrespeito das instituições financeiras com os consumidores.
Dentro do guia, o consumidor encontra informações sobre os serviços oferecidos pelos bancos e também os seus direitos. Na publicação ainda estão listadas dicas para que os usuários escolham corretamente seu banco observando pontos como qualidade dos serviços e do atendimento, número de funcionários, preços das tarifas bancárias, entre outras orientações.
Outros temas abordados são abertura, movimentação e fechamento da conta, pagamentos, cheques, cartão magnético, tarifas, atendimento, crédito/leasing e aplicações. Para auxiliar ainda mais, o guia conta com uma seção de modelos de cartas para o consumidor utilizar na hora de revindicar seus direitos caso sofra com as práticas abusivas das instituições financeiras. O consumidor encontra ainda orientações de como e onde reclamar dos problemas enfrentados.
A publicação, que conta com uma tiragem inicial de cinco mil, exemplares é uma iniciativa do Idec na campanha "Consumidores por Serviços Financeiros Justos", da Consumers International - federação internacional de organizações de defesa do consumidor, da qual o Idec é membro.
O guia será distribuído ao público gratuitamente nos eventos dos quais o Idec participará nos próximos dias, sendo os primeiros o Seminário 20 anos de vigência CDC, nos dias 15 e 16, na Faculdade de Direito da USP, e o Mutirão de Edu cação Financeira, dias 16, 17 e 18, no Vão Livre do MASP.
Fonte: www.idec.org.br (15/03/2011)